A Prefeitura de Contagem e o governo de Minas Gerais renovaram, no mês passado, o Termo de Cooperação Técnica que garante a gestão compartilhada da Área de Proteção Ambiental (APA) parque Cataguás, antigo Parque Fernão Dias. Com validade de cinco anos, o novo acordo reforça a parceria entre o município e o Estado na preservação ambiental e na valorização de um dos principais espaços naturais de Contagem.
A renovação foi publicada na edição de 27/9 do Diário Oficial do Estado e, na edição nº 6.142, do Diário Oficial de Contagem, de 1/10. Criada em 2019, a parceria entre Contagem e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) marcou o início da gestão conjunta do espaço. O acordo prevê ações voltadas à preservação da biodiversidade, recuperação de áreas degradadas, fortalecimento da educação ambiental e ampliação do uso sustentável do espaço. Além de garantir uma governança socioambiental mais efetiva, a parceria traz benefícios diretos à população, como a conservação das áreas verdes, o equilíbrio ambiental e a valorização da convivência sustentável no ambiente urbano.
O presidente da Autarquia Municipal de Parques e Praças de Contagem (Conparq), Avair Junior, ressaltou o valor simbólico do parque Cataguás para Contagem e a importância da parceria com o Estado para reaproximar a população do espaço. Ele lembrou que o local sempre foi um ponto de encontro entre famílias e amigos e que sua reabertura devolveu à cidade parte de sua história e convivência coletiva.
“O parque é uma referência em Contagem. Essa cooperação tornou possível a retomada de um espaço que faz parte da vida das pessoas. A cidade tem como característica se reunir em áreas públicas de lazer, e o Cataguás representa essas memórias e vínculos que foram resgatados com a reabertura”, destacou.
A renovação do termo garante a continuidade das ações por mais cinco anos, mantendo o parque Cataguás como exemplo de integração entre meio ambiente, lazer e cultura. Com isso, a Conparq passa a ter um papel estratégico na execução local do termo, coordenando as ações de manejo, conservação e atividades socioambientais dentro da APA. Além disso, o novo termo amplia a autonomia do município para firmar convênios e parcerias, garantindo a integração entre poder público e sociedade para o cumprimento dos objetivos estabelecidos.
O diretor de Parques e gestor da parceria com o IEF, Rafael Mendes, explicou que o trabalho conjunto entre o município e o Estado tem sido decisivo para a consolidação do parque Cataguás como referência ambiental e de lazer. Ele ressaltou que a integração das equipes e o apoio técnico do IEF permitiram avanços nas ações de recuperação e valorização do espaço.
Segundo ele, a renovação do termo representa continuidade e confiança nesse modelo de gestão compartilhada. “É com grande satisfação que celebramos essa renovação. Desde a reabertura do parque, a parceria tem sido muito importante para o bom funcionamento da unidade. A Prefeitura pôde realizar diversas melhorias, tornando o espaço mais atrativo e integrado à comunidade. O resultado é mais que visível. No último ano, mais de 154 mil pessoas visitaram o parque, que hoje está entre os mais frequentados do Estado”, afirmou.
Para finalizar, Rafael também destacou o papel do parque na promoção da cultura, do esporte e da educação ambiental. Ele lembrou que o Cataguás vem se tornando um espaço plural, capaz de reunir públicos diversos em torno da arte, da natureza e da convivência comunitária. Além disso, reforçou que o sucesso das ações é fruto direto da parceria entre o poder público e a população.
“Recebemos eventos importantes, como o Diversão em Cena, competições esportivas e o Contagem Geek, o maior evento gratuito de cultura pop de Minas. Além disso, seguimos com forte atuação ambiental, com trilhas de percepção, oficinas e o plantio de cerca de 5 mil mudas nativas. Tudo isso mostra o quanto a gestão compartilhada fortalece o Cataguás como patrimônio natural e cultural da cidade”, finalizou.
Alteração do nome
Este ano, o nome foi alterado para parque Cataguás, em reconhecimento aos povos originários que habitavam a região. Desde a reabertura em 2021, após 12 anos fechado ao público, o local tem se consolidado como um importante espaço de convivência, educação ambiental e preservação na cidade.
Concessão do parque
No ano passado, o governo de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), apresentou o projeto de concessão dos serviços de visitação da Área de Proteção Ambiental (APA) Cataguás pelo período de 30 anos, com previsão de investimento de R$ 12,7 milhões. A proposta integra o Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc). Em julho do mesmo ano, a Prefeitura de Contagem formalizou junto ao Estado o interesse em assumir a gestão definitiva da APA Parque Cataguás. A solicitação está em análise e aguarda posicionamento do governo estadual.