Para reforçar o compromisso com a causa animal, a Prefeitura de Contagem promoveu um mutirão de castração para cães e gatos nesse sábado (29/3). As ações, que tiveram início no dia 27 e vão até o dia 30 março, começaram pelas regiões Eldorado e Sede, sendo realizadas no bairro Parque São João. Além de controlar a população animal, a iniciativa visa prevenir doenças e garantir saúde e bem-estar aos animais. A ação, que é uma parceria com o governo do Estado e viabilizada por uma emenda parlamentar do deputado Noraldino Júnior, possibilitará, ao todo, mais de 2.000 castrações pela cidade. CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos!
De quinta a sábado, mais de 390 cães e gatos foram castrados e a previsão é que até o final de domingo, o número ultrapasse mais de 500. Realizado em parceria com a OSC Ajuda, os procedimentos cirúrgicos ocorrem em uma unidade móvel de esterilização (Castramóvel). Durante o processo, os animais recebem um microchip, o que garante mais controle sobre a posse dos tutores e contribui para evitar os abandonos. As vagas, limitadas, são destinadas à população em situação de vulnerabilidade. Durante os próximos meses, a ação se estenderá em todas as regiões de Contagem.
De acordo com a prefeita de Contagem, Marília Campos, a iniciativa impacta diretamente na saúde pública. “O procedimento é um ato de amor, cuidado e responsabilidade. Cuidar dos nossos animais também protege as pessoas, melhora a qualidade de vida e fortalece a saúde pública. Além de prevenir doenças, a castração prolonga o tempo de vida, evita fugas, comportamento agressivo e diminui a quantidade de cães e gatos abandonados e maltratados nas ruas", falou.
“Com isso, Contagem mostra seu compromisso,
realizando o procedimento de forma humanitária
e minimamente invasiva para trazer mais bem-estar
para os animaizinhos e contribuir para saúde”,
Marília Campos, prefeita de Contagem
A representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Patrícia Carvalho, destacou a importância do convênio com a cidade. “Para o Estado é gratificante termos essa parceria com Contagem, que é um município grande. Nós sabemos que a questão da causa animal é uma ação que precisa de intervenção imediata. Por meio dessa parceria, vamos conseguir combater o abandono, maus tratos, e controlar a população de cães e gatos. Com isso, vamos conseguir identificar esses animais e, principalmente, nós vamos trabalhar a questão da saúde única, pois a causa animal também abrange a saúde humana e ambiental”.
Castração como um ato de amor
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Geraldo Vitor de Abreu, explicou que o procedimento é realizado por profissionais capacitados. “A secretaria, por meio da Superintendência de Defesa Animal, tem realizado o trabalho para favorecer as pessoas em vulnerabilidade social que nem sempre têm condições de realizar as castrações. Escolhemos, junto às administrações regionais, um local de fácil acesso, na divisa entre as regiões Eldorado e Sede, que são as beneficiadas nesta etapa", destacou. “Nós sabemos que os animais são muito queridos pelas pessoas que os têm, por isso é necessário que o município preste esse serviço para que possamos cuidar e trazer mais saúde para eles”, completou.
A moradora da região Sede, Natália Ribeiro, tutora da gata Florzinha, ficou sabendo da castração por meio de uma publicação nas redes sociais da Prefeitura. Para ela, a iniciativa é essencial e positiva tanto para os animais quanto para os donos. “Com esse movimento, a Prefeitura incentiva a população de menor renda a trazer seu animal e realizar o procedimento. Castração é um ato muito importante e de responsabilidade do tutor de um animal para, além de evitar uma superpopulação, controlar doenças”.
Já o morador do Eldorado e tutor da cadela Kira, Kevin Willian, relatou que a oportunidade veio na hora certa, pois já estava nos planos dele castrar sua cachorrinha há um bom tempo. “Estou feliz com a ação, pois para mim poupa a questão do dinheiro, que eu não estava tendo no momento para poder realizar o procedimento. Sem contar, também, a proximidade de onde moro, que facilitou o deslocamento, e a capacidade dos profissionais. Aqui eu tenho a garantia de que tem bons profissionais e vai dar tudo certo”, comentou.