Buscando fortalecer a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, o SUS Contagem oferece atendimento e tratamento em acupuntura tanto em rede própria quanto em rede parceira.
Conforme explicou a referência técnica do Núcleo de Promoção à Saúde e Equidade e Terapeuta Ocupacional, Handula Janine, o encaminhamento para o serviço é mediante avaliação de profissionais da Atenção Primária de Saúde (APS). “Em nosso município o encaminhamento para a acupuntura se dá por encaminhamento de qualquer profissional de nível superior da área de saúde, conforme norma técnica. Esse documento orienta os profissionais na tomada de decisão clínica para o encaminhamento. O usuário precisa ser morador de Contagem e estar vinculado a uma Unidade Básica de Saúde,” ressaltou a referência técnica.
A acupuntura é uma técnica de intervenção em saúde que faz parte dos recursos terapêuticos da Medicina Tradicional Chinesa - MTC, estimula pontos específicos, distribuídos por todo o corpo, por meio da inserção de finas agulhas filiformes metálicas.
Criada há milênios, é um dos tratamentos mais antigos do mundo, que visa à harmonia do indivíduo no âmbito espiritual, mental e físico-emocional.
A referência técnica destacou a importância da prática. “A acupuntura é muito reconhecida pela sua capacidade de tratar quadros de dores crônicas. É uma tecnologia de intervenção em saúde que aborda de modo integral e dinâmico o processo saúde-doença no ser humano, podendo ser usada isolada ou de forma integrada com outros recursos terapêuticos, que consistem na promoção do bem-estar, manutenção e recuperação da saúde, bem como a prevenção de agravos e doenças”.
Os procedimentos da acupuntura envolvem a estimulação de pontos no corpo, fazendo com que através da inserção das agulhas nos meridianos, seja estimulado no sistema nervoso a liberação de neurotransmissores capazes de aliviar dores, prevenir doenças e tratá-las.
Benefícios
A acupuntura é utilizada em tratamentos relacionados à tensão, dor, estresse e condições emocionais. A contribuição da acupuntura é estimular que o próprio corpo produza seus elementos para a restauração do equilíbrio orgânico e metabólico, assim o organismo produz seu próprio remédio.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde - OMS é reconhecida a utilização da acupuntura nos seguintes tratamentos:
● Distúrbios digestivos: gastrite e hiperacidez, constipação e diarreia.
● Distúrbios respiratórios: sinusite, dor de garganta, bronquite, asma e infecções pulmonares recorrentes.
● Distúrbios neurológicos e musculares: dores de cabeça, tiques faciais, dor no pescoço, tendinite, dor lombar, ciática e osteoartrite.
Para quem desejar buscar pela prática e tratamento da acupuntura, basta se direcionar a Unidade Básica de Saúde - UBS de referência para realizar avaliação com profissional, onde será examinado sobre o caso do paciente e, se necessário, é realizado o encaminhamento para o tratamento. Os atendimentos com acupuntura são realizados em diferentes pontos de atenção ao município, buscando estar o mais próximo possível de onde reside o usuário assistido.