A Prefeitura está atendendo uma antiga solicitação dos moradores da Vila São Paulo, que há anos reivindicam mudanças no trânsito ao entorno da avenida Tereza Cristina. As intervenções estão sendo executadas pela Transcon na altura das ruas Arquimedes e Senador Lúcio Bitencourt, com previsão para finalização em março de 2023. Elas facilitarão o acesso dos moradores ao Barreiro, em BH, a escolas e postos de saúde, o que não acontecia antes.
Segundo o diretor de Planejamento de Trânsito, Alexandre David da Silva, as obras iniciaram em novembro, com a implantação de sonorizador e redutores de velocidade no sentido Barreiro.
Serão realizadas também travessias elevadas, estreitamento de pista na av. Tereza Cristina sentido Barreiro, implantação de rampas de acessibilidade, abertura de canteiro central em frente a rua Ana Creonte, criando uma nova opção de acesso para os moradores da Vila São Paulo em direção ao Barreiro. Também será feita a semaforização da av. Tereza Cristina e novo acesso à rua Ana Creonte. Já a rua Arquimedes irá funcionar em sentido único de circulação.
A administradora da Regional Industrial, Renata Gomes, destacou que o pedido é uma demanda antiga da comunidade da Vila São Paulo. “A Transcon, por meio da Comissão de Mobilidade Urbana, já havia discutido com a comunidade a necessidade da intervenção nas reuniões de Participação Popular”.
Segundo ela, nas reuniões foram apontadas várias solicitações e a Transcon fez um projeto mais completo, que vai além da questão da segurança dos pedestres, garantindo a saída da Vila São Paulo para Belo Horizonte.
A vice-presidente da Associação de Moradores da Vila São Paulo, Maria Aparecida Félix, falou sobre a importância do pedido. “Esta é uma obra que beneficiará não somente os moradores da Vila São Paulo, mas todos ao seu entorno. A intervenção garantirá a travessia segura dos pedestres que moram na Vila São Paulo, nos residenciais do PAC Arrudas e também facilitará o acesso ao Cemei e UBS Vila São Paulo. Além disso, uma outra demanda está sendo atendida. O retorno que será criado, propiciando o acesso de veículos e ambulâncias no sentido Barreiro”.