Representantes das superintendências de Controle Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad, e de Manutenção, da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, realizaram na última semana vistoria conjunta na rua Quarenta e Nove, no bairro Tropical, para avaliação de possíveis soluções de drenagem de chuva na via, evitando assim casos de desabamentos.
Segundo o superintendente de Controle Ambiental, Eric Machado, essa avaliação é necessária para observar as medidas necessárias para realizar a correção na drenagem pluvial que tem causado solapamento em alguns imóveis. Eric explicou que o problema acontece quando a água (principalmente de chuva), vai desgastando alguma encosta e causando destruição, e nesse caso, colocando em riscos as construções.
“Nós viemos avaliar uma intervenção de mudança do sistema de drenagem para uma área verde, pois para ter essa drenagem na área pública, precisamos autorizar. Essa mudança é necessária, pois o problema está causando danos nos imóveis do entorno”, explicou Eric.
O superintendente de Manutenção, João Bahia, acompanhou a vistoria e afirmou que a Semobs tem realizado ações paliativas para amenizar os danos causados pela chuva, como o barramento que foi feito para impedir que a água de outras ruas descesse para as ruas quarenta e nove e cinquenta, que possui um processo erosivo.
“Esse barramento foi feito para sanar a erosão e impedir que um grande volume de água descesse. Com essas pancadas de chuva recentes, nós não fomos acionados nenhuma vez pela regional, o que quer dizer que o barramento teve uma contribuição importante”, informou.
João explicou que a Semobs vistoriou e limpou todas as bocas de lobo e redes para melhorar a captação da água de chuva, mas que é necessário mudar a direção da drenagem para amenizar cada vez mais o problema. “Mudando a drenagem, melhoraria bastante a possibilidade de a água não ir para o local e assim evitar que esse problema aumente”, finalizou.
Nos próximos dias, a equipe da Semad irá produzir um um relatório, a partir da vistoria, autorizando a Semobs a executar o serviço de melhoria da drenagem da área vistoriada.