O Programa “Escola Viva” já começou em Contagem levando atividades diferenciadas a estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação. As tutorias, que promovem a recomposição de aprendizagem, ocorrem no contraturno escolar e reúnem grupos de no máximo 15 estudantes.
A Tutoria é a primeira ação do “Escola Viva” a ser implementada nas escolas de Contagem. São 70 unidades de ensino e 150 profissionais que atenderão 5 mil estudantes no contraturno escolar.
A partir de um diagnóstico realizado pela Secretaria de Educação, considerando os impactos de dois anos de pandemia e as fichas de acompanhamento das escolas, as unidades de ensino indicaram ao menos 30 estudantes por turno escolar para participarem da Tutoria. O atendimento ocorrerá duas vezes por semana com cada estudante, com acompanhamento personalizado e atividades em grupo, com turmas de no máximo 15 estudantes.
As tutorias tem o objetivo de contribuir na recomposição da aprendizagem, mas não apenas ter um olhar para as dificuldades ou para defasagem de aprendizagem, mas também para descobrir e despertar nos estudantes as suas potencialidades. O foco é entender que a pandemia foi também tempo de aprendizagem.
Além do atendimento personalizado dos tutores, os estudantes participantes do projeto também recebem alimentação nutritiva nas unidades de ensino, com direito a um lanche e almoço juntamente da refeição disponibilizada no próprio turno de matrícula.
Formação de professores
Os 150 professores tutores passaram por um processo seletivo. São trabalhadores da própria Rede Municipal de Ensino que fazem a flexibilização ou prorrogação de jornada e exercem a função de orientador de estudos e também de referência para tratar de outras dimensões da vida dos estudantes que interferem nos processos escolares.
São profissionais que compreendem o sujeito na sua integralidade, formando-o e motivando-o. Busca novas experiências de aprendizagem com os estudantes, traçando estratégias necessárias para o desenvolvimento de suas habilidades.
Todos tutores tiveram acesso a uma formação específica e receberam um tablet e um kit agenda, caderno e materiais escolares.
Primeiros Passes
Outra ação já em andamento é o Programa “Primeiros Passes”, iniciativa da Secretaria de Esportes e Lazer que, no “Escola Viva”, funciona em parceria com a Secretaria de Educação em oito escolas de Contagem, distribuídas em todas as regiões da cidade.
O Programa “Primeiros Passes” pretende democratizar o acesso ao esporte de qualidade, por meio das modalidades Futebol, Handebol, Basquete, Voleibol e Futsal, ofertando um ambiente rico em experimentação motora, cognitiva e psicossocial no contraturno escolar, com orientação de professores de Educação Física.