A Prefeitura de Contagem estimula os estudantes da rede municipal a desenvolverem o pensamento crítico, a arte e o saber criativo. Para mostrar o resultado desse trabalho, a Secretaria de Educação (Seduc) vai participar da 23ª Semana Nacional de Museus, a partir de quarta-feira (14/5), às 9h30. Serão duas exposições simultâneas no hall de entrada da Seduc.
A exposição ‘Pardo é Papel: se Maxwell pensasse brincar’ reúne produções das crianças dos centros municipais de Educação Infantil (Cemeis) Décio Camargo, na região Sede, e Confisco, na região Ressaca. Os estudantes da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca também irão participar do evento de abertura.
No mesmo dia, também vai acontecer a abertura da exibição do mural ‘Memória de Contagem’, da artista Yara Tupynambá. Na ocasião, os estudantes farão uma visita guiada pelas exposições, além de participarem de atividades artísticas.
As duas ações incentivam a reflexão sobre a importância do patrimônio cultural e o papel das instituições na preservação da memória coletiva.
Pardo é Papel: se Maxwell pensasse brincar
A mostra é resultado de experiências que entrelaçam o brincar e as relações étnico-raciais na educação infantil. Durante o processo de produção, as crianças exploraram o papel pardo, com inspiração das obras do artista Maxwell Alexandre. As artes foram feitas com açafrão e as crianças representaram seus sonhos e cotidianos, utilizando gestos, tintas e texturas para criar imagens e narrativas que fortalecem as identidades, constroem memórias e desafiam padrões.
A ação faz parte do Projeto "Ruas e Raízes", da Coordenação de Direitos Humanos da Seduc para o ‘Novembro Negro’ de 2024, que incentiva as escolas a reconhecerem a cidade e as ancestralidades negras como pilares da educação. Cada elemento artístico demonstra o cotidiano em que a ação de brincar é retratada como uma ferramenta poderosa no combate ao racismo desde a infância.
Mural Memória de Contagem
A obra denominada ‘Memória de Contagem’ foi feita pela artista Yara Tupynambá sob encomenda da Prefeitura de Contagem. O painel foi instalado, originalmente, na UPA JK, em 2015, onde permaneceu até 2024. Em 2025, o mural chegou em sua nova casa, no prédio da administração da Seduc, integrando arte, história e educação.
Yara Tupynambá, artista mineira, nasceu em Montes Claros, em 1932, e cresceu em Itaúna, onde criou a associação Centro de Arte e Artesanato “Yara Tupynambá”. Ela é desenhista, pintora, gravadora, ceramista e muralista e representa, por meio da arte, o povo, a cultura e as paisagens de Minas Gerais, sendo uma das maiores representantes das artes visuais brasileiras.
Semana Nacional de Museus
A Semana Nacional de Museus ocorre anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Este ano, a comemoração acontece de 12 a 18 de maio. O evento cultural é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e tem como objetivo a valorização dos museus brasileiros e o fortalecimento da relação entre eles e a sociedade.
A exposição na Seduc é uma parceria entre o Centro de Memória da Educação (Seduc) e a Casa da Cultura Nair Mendes Moreira, Museu Histórico de Contagem (Diretoria de Memória e Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura).
23ª Semana Nacional de Museus - programação:
Data: a partir de 14 de maio (exposição permanente)
Horário: 8h às 17h
Local: hall de entrada da Seduc - rua Coimbra, 100 – Santa Cruz Industrial
Data: 14 de maio a 8 de junho
Horário: 8h às 17h
Local: hall de entrada da Seduc - rua Coimbra, 100 – Santa Cruz Industrial