A alimentação escolar é uma das políticas públicas de segurança alimentar mais importantes do país. Na rede municipal de educação de Contagem são fornecidas cerca de 76 mil refeições por dia, que atendem crianças e estudantes desde o ensino infantil até os anos finais do ensino fundamental, incluindo também a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2024, foram ofertadas cerca de 13 milhões de refeições em todas as escolas municipais. Já para 2025, está previsto o fornecimento de 14 milhões, um investimento de cerca de R$30 milhões da Prefeitura.
Todas as refeições disponibilizadas atendem as necessidades nutricionais e alimentares de crianças e estudantes, com cardápios elaborados, cuidadosamente, por uma equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação (Seduc). No processo de elaboração dos cardápios da alimentação escolar, utiliza-se uma ampla variedade de alimentos de modo a proporcionar o acesso a refeições atrativas, equilibradas nutricionalmente e que respeitem, ainda, a cultura alimentar.
Alimentar é ato físico, psíquico e sociocultural, que contribbui para o desenvolvimento dos estudantes. Fotos: Luci Sallum/PMC
Cardápio variado
Os benefícios da alimentação escolar são inúmeros e podem impactar ao longo de toda a vida do estudante. As refeições fornecidas na escola contribuem de forma significativa no processo de crescimento e desenvolvimento infantil, além de conferir proteção à saúde por meio da oferta de nutrientes essenciais ao organismo. “A equipe de nutricionistas da Seduc, em seu trabalho de concepção dos cardápios servidos na rede municipal, considera além dos fatores nutricionais, a forma como aqueles alimentos irão impactar sua qualidade de vida em seus vários aspectos”, explica diretora de Alimentação Escolar, Andréia Cecília Braga.
De acordo com ela, os cardápios das escolas são atualizados mensalmente pelas nutricionistas e podem ser conferidos, acessando aqui.
Merenda para todos
A rede municipal de educação de Contagem conta com mais de 55 mil matriculados, sendo 655 crianças e estudantes com algum tipo de restrição alimentar, amparadas por laudo médico. São mais de 50 tipos diferentes de restrição, seja por doença, intolerância, restrições, transtornos, e, inclusive, alergias a mais de 30 produtos. Neste sentido, as escolas que possuem estudantes com necessidades nutricionais específicas recebem adaptações no cardápio oferecido habitualmente aos demais estudantes. Os educandos que são adeptos do vegetarianismo ou possuem restrições alimentares por razões religiosas também poderão receber as refeições isentas do alimento determinado, desde que haja declaração dos pais e/ou responsáveis.
A política de alimentação escolar da rede municipal é orientada pela Secretaria de Educação de Contagem (Seduc), por meio da diretoria de Alimentação Escolar, e segue as normativas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) conforme determina a Lei nº 11.947, de 16/6/2009. Com essas medidas, a Prefeitura de Contagem firma seu compromisso em oferecer uma educação de qualidade na rede municipal de ensino, priorizando a saúde alimentar das crianças e adolescentes para garantir, em todos os níveis, a formação adequada dos estudantes.