Em continuidade ao diálogo iniciado, em abril, no intuito de estabelecer parcerias entre o município de Contagem e o Reino Unido, a prefeita Marília Campos recebeu o cônsul britânico Lucas Brown, na quarta-feira (11/8).
No primeiro momento do encontro, houve uma troca de percepções acerca do calendário eleitoral, os cenários e sobre as expectativas políticas e econômicas do Brasil.
O cônsul britânico destacou a preferência pela construção de parcerias comerciais que primem pela produção e exportação de tecnologias limpas e ambientalmente sustentáveis. “Esse tem sido o carro-chefe da prospecção para investimentos por parte das companhias inglesas”.
Marília Campos, por sua vez, destacou o compromisso da atual gestão com o desenvolvimento econômico e social da cidade, a atração de novos empreendimentos, conciliado com a preservação do meio ambiente. “Temos um território que é cortado em 50% da sua extensão pela bacia de Vargem das Flores. Esses espaços podem ser ocupados? Podem. Desde que sejam empreendimentos que tenham base em cadeia limpa”, disse a prefeita.
Ela também falou das vantagens competitivas e a localização geográfica estratégica do município, bem como a diversidade dos setores econômicos na organização da cadeia produtiva local.
A secretária municipal de Cultura, Monique Pacheco, falou do interesse da gestão em ampliar a troca de experiências culturais entre o município e o Reino Unido, sobretudo no campo cinematográfico e cênico. “Para nós é muito importante celebrarmos um intercâmbio de políticas públicas de fomento à cultura, assim como trocar vivências e experiências nesse sentido. Buscamos uma significativa troca de olhares e percepções”.
Lucas Brown destacou várias iniciativas culturais empreendidas pelo consulado, sobretudo na divulgação e aprendizado do idioma inglês. “Temos exitosas parcerias com outros municípios para formação e especialização dos professores da rede pública”.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, encaminhou a marcação de agendas de trabalho para a atração de novos investimentos e a instalação de empresas inglesas no município – com especial destaque para empreendimentos focados em economia verde: negócios que têm como principais características a baixa emissão de carbono, a eficiência no uso de recursos e busca pela inclusão social. “Temos aqui um universo próspero de interesses comuns ao município e também ao Reino Unido”.