Focada em trazer desenvolvimento para as regiões da cidade, a Prefeitura de Contagem iniciou, na semana passada, as obras de requalificação em vias do bairro Solar do Madeira, na região Petrolândia. Os trabalhos, que já estão em andamento, são uma resposta da gestão municipal à uma antiga demanda da população.
As equipes iniciaram as obras pela rua das Ararás, no trecho que fica entre a rua Pintassilgos e rua João de Barro. A via, com extensão de aproximadamente 1 km, está passando pelos processos de fresagem, preparação de base e sub-base e pavimentação, que tornarão o trânsito mais ágil e seguro. O engenheiro e fiscal da obra, Felipe Benatti Fiuza Filgueiras, explica sobre as ações que serão realizadas no local e as próximas etapas a serem executadas.
“Por enquanto, estamos executando a pavimentação da rua Ararás, entre a esquina da rua Pintassilgos até a primeira esquina com a rua João de Barro, sentido lagoa Várzea das Flores. O outro trecho da rua não será pavimentado ainda porque receberá uma obra de drenagem já prevista no projeto”, afirmou.
Outra via do bairro Solar do Madeira que receberá a requalificação será a rua das Garças. A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos - Semobs realizou um estudo do local que identificou a necessidade de implementar redes de drenagem para solucionar os problemas de alagamentos que são constantes na região.
Entretanto, há um conflito jurídico que tem provocado atrasos no início das obras, como detalha o coordenador de Convênios da pasta, Dante Nascimento.
“Os trabalhos nessas vias começariam em maio, mas, houve um problema jurídico com um morador da rua das Garças. A situação está sendo resolvida para que seja tomada uma decisão referente ao projeto”, esclareceu..
As obras de requalificação no bairro Solar do Madeira têm investimentos de R$ 2,3 milhões e fazem parte de um pacote de intervenções que inclui, em seu contrato, ações no bairro Estâncias Imperiais, avenida Bueno do Prado, no Jardim Laguna, avenida Severino Ballesteros, na Ressaca, ruas VP 1, VP 2, VL-15, VL-17, VL-20, em Nova Contagem, e avenida Tancredo Neves, na região Nacional, totalizando um aporte de R$ 23,3 milhões.