Entre os dias 13 e 15 de julho, o comandante da Guarda Civil de Contagem, Wedisson Luiz, e o gerente de Ensino e Capacitação da instituição, Edvaldo Cândido, participaram do 30º Congresso Nacional das Guardas Municipais, que neste ano foi realizado em Natal, no Rio Grande do Norte.
O 30º Congresso Nacional das Guardas Municipais reuniu mais de mil agentes de várias cidades brasileiras, em torno de temas no contexto do aperfeiçoamento e de novas tecnologias na área da Segurança Pública.
De acordo com o comandante, o evento foi uma experiência relevante, “na qual pudemos não só representar o município de Contagem, como também compartilhar projetos e conhecer cases de sucesso no contexto da segurança pública municipal”, destacou.
Ainda, segundo o comandante, foi um momento oportuno para reforçar o apelo a pautas importantes, como os processos de liberação de recursos que passam pela Secretaria Nacional de Segurança Pública - Senasp e o uso de tecnologia para ampliar a atuação das guardas municipais.
“Além disso, recebemos dicas valiosas para implementação de políticas públicas de prevenção à criminalidade e atuação das guardas no âmbito do município. Volto com a bagagem carregada de boas ideias para que possamos aperfeiçoar o nosso trabalho”, falou.
Devido à pandemia, o evento não acontecia há dois anos, sendo o último realizado em 2019 em Niterói-RJ. Neste ano, diversos assuntos de relevância para a segurança pública foram abordados por renomados palestrantes. Ao final, foi produzida uma carta com base nas pautas debatidas, que será encaminhada às autoridades competentes.