A Prefeitura de Contagem realizou, nesta quarta-feira (29/6), no auditório da sede administrativa, um workshop para apresentação das inovações do Sistema Cygnus - para gestão e prestação de contas de parcerias com as Organizações da Sociedade Civil – OSCs. O objetivo da ação é melhorar o gerenciamento, aumentar a agilidade e a transparência nas parcerias firmadas com as organizações.
Secretários, subsecretários, gestores de OSCs, representantes das emendas municipais na Câmara Municipal, administradores e usuários do sistema participaram do evento, que é fruto do diálogo e estreitamento do relacionamento com as organizações sociais, implementado pela Prefeitura.
Presente ao evento, o vice-prefeito, Ricardo Faria, disse que o governo está trabalhando para aprimorar o relacionamento com as OSCs e garantir mais serviços de qualidade para os cidadãos. “Contagem é uma cidade solidária. Por isso, temos em nossa agenda parcerias com as organizações sociais, que colaboram para que o município e o cidadão se desenvolvam, construindo uma democracia forte”, afirmou.
Segundo a controladora-geral, Nicolle Bleme, “o aprimoramento do Sistema Cygnus trabalha na perspectiva de que as parcerias com as organizações sociais sejam cada vez mais bem gerenciadas, transparentes e valorizadas pelo cidadão, dando maior visibilidade aos benefícios gerados para a cidade”.
O subprocurador-geral, João Alves, falou sobre as questões jurídicas e dúvidas suscitadas pelos parceiros, em especial o tratamento das contratações relativas a recursos humanos e suas implicações legais.
As inovações do Sistema Cygnus foram apresentadas pelo prestador de serviço e representante da Agência Click, Ederbal Arantes. Responsável pelas alterações e melhorias no sistema, ele explicou que buscou resolver todas as questões apresentadas pelas OSCs para o aperfeiçoamento do sistema, destacando as novas possibilidades do governo definir quem são os usuários, das OSCs terem acesso a todos os pareceres na seleção e prestação de contas, da transposição de saldos e da entrega de documentos com certificação digital.
Os usuários do sistema terão dois treinamentos e um período de seis meses para se ambientarem na plataforma e sugerir novas melhorias. A capacitação dos usuários será presencial e vai acontecer entre julho e agosto. A partir de 1º de janeiro de 2023, a utilização do sistema será obrigatória.
A controladora-geral ressaltou, ainda, a importância de todos os envolvidos participarem dos treinamentos. “As melhorias no sistema foram desenvolvidas ouvindo os parceiros das organizações, para trazer mais facilidades, transparência e agilidade em todos os processos que, a partir do ano que vem, serão totalmente informatizados. Então, é fundamental que todos participem e deem sua contribuição”, disse.
Também participaram do evento, os secretários de Governo, Pedro Amaral; de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino; de Saúde, Fabrício Simões; de Esportes, Lazer e Juventude, Rubens Macedo; a secretária de Desenvolvimento Social, Daniela Tiffany; ;o auditor de Controle Interno, Zânio de Sousa; o subsecretário de Tecnologia da Informação e Inovação, Fernando Lopes; e o assessor de Gestão e Planejamento da Câmara Municipal, Marcos Antônio Silva, representando o presidente da Câmara, Alex Chiodi.
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