Contagem realizará a I Conferência Municipal de Saúde Mental, nos dias 11 e 12 de março, no auditório da PUC Minas Contagem (rua Rio Comprido, 4580 – Cinco). O evento será aberto ao público e terá como tema “A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. Não é necessário fazer inscrição prévia, apenas o credenciamento no local.
Pela primeira vez no município, o encontro democrático, proposto pela conferência, busca resgatar a trajetória de Contagem e pensar os avanços necessários para que ocorra a consolidação de uma política pautada pela garantia de direitos e compromisso com a vida.
A Conferência de Saúde Mental é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde. Ao todo, serão 200 delegados, distribuídos entre os segmentos usuário, trabalhador e gestor, que irão debater e votar as propostas separadas por quatro eixos: eixo I - Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania; eixo II - Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de Saúde Mental; eixo III - Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; eixo IV- Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
O relatório final da conferência contará com 20 propostas eleitas, destas, três serão selecionadas para serem discutidas em âmbito estadual e duas em nível nacional.
Segundo a diretora de Saúde Mental de Contagem, Bárbara Ferreira, as conferências de saúde mental têm um papel muito decisivo na organização histórica da reforma psiquiátrica antimanicomial, pois, a partir dos movimentos de controle social, a legislação hoje permite o fechamento dos leitos em hospitais psiquiátricos, a criação de serviços substitutivos e a rede de atenção psicossocial. “A Conferência Municipal de Saúde Mental é um marco histórico para podermos consolidar nesta gestão, que é totalmente favorável à pauta da saúde mental, avanços para a política pública municipal e vencer os desafios. A gestão tem um papel muito fundamental, mas essa discussão é de toda sociedade”, afirmou.
Confira a programação
Sexta-feira (11/3)
18h às 19h - Credenciamento de participantes por eixos temáticos.
19h às 20h - Abertura.
20h às 21h30 – Palestra: A Política de Saúde Mental como direito: Pela defesa do cuidado, rumo a avanços e garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS.
Miriam Abou-Yd - psiquiatra, psicóloga, ex-coordenadora de Saúde Mental de Belo Horizonte, no período de 1993-1998 e de 2003 -2011; e Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas de MG, em 2015-2016. Militante do Fórum Mineiro de Saúde Mental, da Frente Mineira Drogas e Direitos Humanos e da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial- Renila.
Sábado (12/3)
8h às 9h - Credenciamento.
9h30 às 12h - Trabalhos por eixos temáticos.
13h30 às 15h30 - Leitura das propostas de cada eixo e esclarecimentos
16h - Seleção (eleição) em plenária dos delegados que irão representar o município de Contagem na V Conferência Estadual de Saúde Mental, por segmento, conforme normatização específica do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais. Seguindo conforme consta o art. 3º §3º: deste regimento.
17h - Encerramento