Para marcar o início da imunização infantil na cidade, nesta terça-feira (19/1), às 8h15, na Unidade Básica de Saúde-UBS Eldorado (rua Portugal, 50, bairro Eldorado), ocorrerá um ato simbólico. A primeira criança a ser vacinada em Contagem será Maria Eduarda Barbosa, de 8 anos, da comunidade quilombola dos Arturos. Outras dez crianças também serão vacinadas. Das onze crianças, dez são usuários do Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira - CER IV e uma da comunidade quilombola.
Em maio de 2021, o patriarca e a matriarca dos Arturos, Mário Brás da Luz e Maria Auxiliadora da Luz, faleceram vítimas da Covid-19. A morte destas lideranças comunitárias representam uma grande perda para o quilombo e para o município. Marcar o início da vacinação pediátrica com a imunização de uma integrante dos Arturos reforça o compromisso da Prefeitura de Contagem na valorização desta comunidade, que é um retrato da identidade cultural e das tradições da população negra do município.
Importante destacar que no dia 1º de abril de 2021, a Prefeitura de Contagem deu início ao processo de vacinação dos quilombolas dos Arturos. A vacinação desta comunidade reconhece o processo histórico de vulnerabilização desta população, quanto ao acesso às políticas públicas, em especial o acesso à saúde. Nesse sentido, as comunidades quilombolas integram o escopo dos grupos prioritários definidos pela campanha de vacinação, considerando o modo de vida, os aspectos culturais, o modo de vida pautado na coletividade, as questões geográficas, e outras barreiras de acesso à saúde, que tornam essas populações mais suscetíveis à Covid-19.
As primeiras doses de vacinas para crianças de 5 a 11 anos chegaram hoje no município. Segundo a diretora de Imunização, Clarissa Domingos de Castro, a cidade vai seguir a orientação do Ministério da Saúde, sendo vacinadas primeiro crianças com comorbidades e deficiência permanente, crianças indígenas e quilombolas.
As equipes e todas as unidades que atenderão as crianças receberam treinamento especializado nesta segunda-feira (17/1). “Nós já temos as salas de vacinas definidas e vamos treinar toda a equipe. Na terça-feira iniciaremos a imunização do público nas unidades de referência por distrito", ressaltou a diretora de Imunização.
Para a imunização, os pais ou responsáveis pelas crianças devem estar presentes. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo. As salas de vacina funcionam das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Confira os documentos necessários para vacinação:
Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de consentimento por escrito, por um maior de 18 anos.
Confira as salas de vacina: