Para reforçar o combate às arboviroses - dengue, zika, chikungunya - e preparar o sistema de saúde para respostas às emergências, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou aos gestores do governo municipal o Plano de Contingência de Enfrentamento das Arboviroses Urbanas e Febre Amarela.
A reunião foi realizada nesta quarta-feira (5/1), no auditório da Prefeitura de Contagem. Na próxima semana, o plano será apresentado ao Conselho Municipal de Saúde - CMS e, posteriormente, enviado à Secretaria Estadual de Saúde - SES para publicação.
Contagem vem realizando o combate e se preparando para o enfrentamento às arboviroses, desde o início do período chuvoso no mês de outubro do ano passado. Segundo explica o secretário de Saúde, Fabrício Simões, em 2022 existe uma tendência ao aumento do número de casos de arboviroses, especialmente, de dengue, devido ao ciclo epidêmico de três anos, sendo o último em 2019. Portanto, o plano de contingência é fundamental caso o sistema de saúde chegue a uma situação emergencial. “É primordial estarmos alinhados com todas as secretarias, pois este enfrentamento depende da participação do governo, além das ações de promoção da saúde”, afirmou.
A prefeita Marília Campos destacou a importância de realizar uma articulação metropolitana para planejar, garantir e executar ações consideradas imprescindíveis na prevenção e controle das arboviroses, com a redução da infestação pelo mosquito Aedes aegypti. “Estamos preparados do ponto de vista da prevenção. O nosso papel é mobilizar todos os entes envolvidos, principalmente a população. Vamos trabalhar para garantir a assistência dos casos, buscando evitar a ocorrência de formas graves das doenças”, disse.
Ainda neste mês de janeiro, o Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses Urbanas e Febre Amarela de Contagem irá se reunir para decidir sobre as próximas ações de controle às doenças e atendimento dos serviços. Como ações fundamentais discutidas na reunião com a Secretaria de Saúde e demais membros da administração municipal, estão previstos mutirões de limpeza em toda a cidade, caminhada e carreata de mobilização, ações educativas e lúdicas nas escolas, campanha de publicidade, entre outros.