Além de ofertar serviço especializado e multidisciplinar à população em situação de rua, a Prefeitura de Contagem leva algo indispensável a esse público vulnerável: oportunidade.
Por meio de política integrada entre a assistência social, empregabilidade, trabalho e renda, o Centro Especializado em População de Rua - Centro Pop Eldorado realizou oficina de elaboração de currículos e orientações sobre comportamento em entrevistas de emprego. A atividade foi desenvolvida em parceria com o Sine Contagem e o objetivo da ação foi capacitar usuários do equipamento e levá-los à inserção ao mercado de trabalho.
Adriana Ferreira é assistente social da unidade e explicou sobre a atividade. “A gente pensou em trabalhar com o tema sobre trabalho e renda com os usuários aqui do Centro Pop, voltando com as nossas oficinas. Fizemos essa articulação com o Sine, que se prontificou em vir fazer essa orientação. A nossa proposta é fazer, toda última quarta do mês, a oficina voltada para trabalho e renda,” declarou.
Entusiasmado, Geraldo Guilherme, 56, está em situação de rua. Após perder a mulher e o emprego não teve condições de pagar aluguel e acabou ficando em vulnerabilidade social. Para ele, a capacitação veio em boa hora, já que deseja sair dessa situação. “Emprego na mão. Fazer um currículo para mim é importante. Eu quero é o meu serviço para eu trabalhar”, afirmou.
O acesso ao Centro Pop é espontâneo, mas também pode ser direcionado por outras instâncias administrativas.
O Centro Pop Eldorado é um equipamento onde pessoas em situação de rua têm acesso a banho, alimentação e orientação social. O endereço é rua Sevilha, 55 – Santa Cruz Industrial.