A cidade de Contagem está inserida na Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil - PrevCov, do Ministério da Saúde. Neste mês de setembro, o estudo sorológico está na etapa de coleta de amostras dos participantes moradores do município e a participação de cada voluntário é importante para montar mapa da doença no país.
Em Contagem, foram sorteados 345 domicílios, totalizando 1.172 moradores para participarem da PrevCov. Para que os dados sejam coletados, é necessária a visita de um profissional do Laboratório Hermes Pardini contratado pelo Ministério da Saúde na casa dos participantes, que farão um exame de sangue, para identificar a presença de anticorpos da Covid-19.
O primeiro contato ocorre diretamente na residência para a coleta de quem quiser participar. Portanto, não há contato prévio por telefone. As pessoas que quiserem participar receberão um termo de consentimento e menores de 18 anos devem ter autorização dos pais ou responsáveis. O Ministério da Saúde não exige nenhum código de confirmação no celular para cadastro na pesquisa.
Os funcionários que realizam a coleta estão uniformizados com crachá de identificação, camiseta e boné com a marca da campanha. Os profissionais estão treinados para realizar o procedimento respeitando todas as normas sanitárias impostas para evitar contaminação pelo coronavírus. Também vão explicar detalhadamente o que é a pesquisa e o participante pode aceitar ou não participar.
Após a coleta, as amostras serão processadas pela Fiocruz, e um quantitativo será armazenado para compor uma soroteca nacional relacionada à infecção pelo novo coronavírus. Após a realização do exame, os resultados poderão ser consultados pelo próprio participante.
PrevCov
De acordo com o Ministério da Saúde - MS, mapear, com detalhes, a Covid-19 no Brasil é um dos objetivos na Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil - PrevCov. A iniciativa conta com a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde - Opas e outras instituições. A PrevCov é um estudo soroepidemiológico nacional que pode fornecer informações que apoiem a tomada de decisão baseada em evidências, embasando as respostas em saúde pública e nos mostrando a distribuição da Covid-19 e sua dinâmica de transmissão, sinalizando como a doença varia ou variou de acordo com o cenário específico das populações afetadas, e nos diferentes recortes geográficos.
Para mais informações sobre a PrevCov clique AQUI
*Texto adaptado do Ministério da Saúde