Terá início nesta quinta-feira (24/6), o 1º Salão do Livro Infantil e Juvenil totalmente on-line de Minas Gerais, com participação ativa de estudantes e servidores da Escola Municipal Newton Amaral Franco.
A curadora do evento Sandra Bittencourt, contadora de histórias, pedagoga, atriz, especialista em ensino especial, arte-educação e literatura infantojuvenil, participou de uma das rodas literárias promovidas pela escola onde conheceu o trabalho desenvolvido pela bibliotecária da instituição, Sheila Rodrigues, e realizou o convite para mediar a primeira edição do Salão do Livro on-line.
“Quando recebi o convite para ser curadora me lembrei do belíssimo trabalho que a Sheila desenvolve com comunidade escolar”, comentou Sandra Bittencourt.
Sheila Rodrigues, que aceitou o convite para ser a mediadora do evento, afirmou que “apesar dos desafios impostos pela pandemia”, a biblioteca da escola “não parou de funcionar e continuou exercendo sua função, promovendo encontros, projetos com alunos e convidados no modelo remoto”. Para a bibliotecária, essa será “uma grande oportunidade” para os alunos conversarem com autores de livros que já foram trabalhados na própria escola.
“Eu serei a mediadora da conversa entre as pessoas que vão se apresentar e as crianças, via chat”, concluiu Sheila.
As atividades ocorrem até domingo (27/6) e contarão com a participação de diversas personalidades ligadas à literatura infantojuvenil, como Olegário Alfredo, também conhecido por “Mestre Gato”, que dará oficina de literatura de cordel e xilogravura. “A expectativa é de ter muitos participantes, e de faixa etárias diferentes”, disse.
O responsável pela oficina de Kirigami (papel cortado), Hermes Perdigão, pretende dar forma a pequenos bonecos por meio de objetos do cotidiano descartáveis e que podem ser reciclados. Ele pretende, também, divulgar “uma economia criativa pela arte”.
Sandra Lane é contadora de história e trabalha com oficinas há quase 30 anos. Ela, que já participou de outras edições do Salão do Livro, promoverá a oficina de kamishibai (teatro de papel), onde os participantes vão construir seu kamishibai e contar histórias com eles. “Acredito que muitas histórias boas vão surgir. Também farei contação de uma história do Ângelo Machado (autor homenageado na edição 2021 do Salão do Livro) usando o kamishibai, junto com o músico Vilmar de Oliveira”, completou.
O Salão do Livro de Minas Gerais 2021
A edição 2021 do Salão do Livro, realizado 100% on-line pela primeira vez, tem como tema: “A leitura faz a gente girar diferente pelo mundo”. Será homenageado o professor Ângelo Machado, médico, escritor, dramaturgo e a maior autoridade sobre libélulas do país, que faleceu em 2020, aos 85 anos. Em vida, dividia-se entre estudar, ensinar e colecionar libélulas, e também escreveu 37 livros infanto-juvenis, três adultos e oito peças de teatro.
Nas oficinas que compõem a programação, os participantes aprendem sobre Cordel, Mangá, reciclagem de materiais, música, brincadeiras e também sobre kamishibai, arte japonesa de teatro de papel.
As atividades contam com diferentes recursos de acessibilidade. Há tradução em Libras, legendas, audiodescrição e artes visuais para pessoas com deficiência visual parcial. Dessa forma, o máximo de pessoas podem se envolver e ter acesso aos conteúdos apresentados.
Programação
Para acompanhar a programação completa, acesse as redes do 1º Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais
Instagram: https://www.instagram.com/salaodolivro/
Facebook: https://www.facebook.com/salaodolivromg
Site oficial: