A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, executa desde a última quinta-feira (17/6) intervenções de melhorias viárias na rua Padre José Maria de Man, no bairro Novo Riacho.
Para aumentar a segurança e fluidez do trânsito na região, sobretudo no trecho próximo ao Sesc Contagem, está em andamento a demolição dos canteiros dos passeios, que vai possibilitar o alargamento da via e a criação de um estacionamento público. As obras preveem ainda a implantação de sinalização vertical e horizontal.
Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon) estão monitorando e orientando condutores sobre as intervenções. Com intensa circulação de pedestres e veículos, a rua Padre José Maria de Man é a principal via da região, pois liga a região do Riacho de uma ponta a outra.
A previsão é que as obras sejam concluídas em 15 dias. Os investimentos são cerca de R$ 75 mil, oriundos do município.
Para o administrador da Regional Riacho, José Rodrigues da Silva, as intervenções vão resolver um problema de tráfego antigo na região, que já era requerido pelos moradores há muito tempo. “Por conta da densidade do tráfego no local, os engarrafamentos na região eram considerados normais e prejudicavam tanto moradores, transeuntes e mais ainda os comerciantes de locais próximos”, afirmou.
José Rodrigues atesta que as obras têm uma excelente receptividade da comunidade. "Os moradores se realizam ao ver que uma demanda, pendente desde a última década, está sendo resolvida", disse.
Dono de um restaurante localizado na rua Padre Maria José de Man e também morador da via, Euller Martins explicou que os benefícios das intervenções para a comunidade local. "Esse alargamento que está acontecendo na rua é muito importante para a segurança dos moradores. O fluxo aumentou bastante e muda nossa circulação. Essa obra vai contribuir bastante para a melhora do nosso dia a dia aqui na região", destacou.
A empreendedora Isabella Filaretti, moradora do bairro Novo Riacho, frisou que finalmente o pedido da população ouvido. "É uma demanda antiga. No passado fizemos baixo assinado solicitando que fossem feitas as mudanças. No horário de pico, por causa das escolas, comércios e acesso ao viaduto, o trânsito aqui é muito embaraçoso. Com certeza as obras vão ajudar a resolver esse problema fluxo que afeta todos nós moradores", contou.
Estagiário Cezar Gomes sob supervisão de Yuri Soares