A Prefeitura de Contagem entregou no início desta semana a manutenção de duas passarelas na Vila Barroquinha A. Importantes para a mobilidade local, os equipamentos são essenciais para a circulação nos becos Barroquinha e Geraldino. Além disso, integram a vila ao bairro Praia.
Os moradores afirmaram que aguardavam há cerca de 10 anos o reparo das estruturas. Segundo eles, as passarelas, construídas de madeira, estavam desgastas e ofereciam riscos durante a travessia.
Com o propósito de atender ao pedido dos moradores e garantir a seguranças dos transeuntes, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, por meio da Subsecretaria de Manutenção, executou o concretamento das duas travessias. Cerca de R$ 25 mil, provindos de recursos municipais, foram investidos para a realização dessas intervenções.
Moradora da vila Barroquinha A há mais de 15 anos, Cleuza Fonseca contou que os reparos nas passarelas vão beneficiar a população local. "Usamos muito as passarelas, sem elas somos obrigados a dar uma volta pela vila. Muitas crianças e idosos a usam para travessia. Antes estavam quebradas, as madeiras estavam largas e soltas. Muito ruim. Agora está ótimo. Melhorou para todos da vila, do Praia ou de outro lugar", explicou.
Também moradora local há muitos anos, Débora Lopes ressaltou as palavras da vizinha. "Essa obra acrescenta muito para nós que vivemos aqui. Passa muita gente nessas passarelas, o dia inteiro. Com esse reparo ficou ótimo, pois até outro dia a gente pisava nas tábuas e parecia que estávamos caindo, era sempre um medo. Agora está perfeito, dá até para correr", disse.
OBRAS DE CONTENÇÃO
A Prefeitura vai executar um plano de obras que visam proteger a vida da população no período chuvoso. Ao todo, serão sete grandes obras, com cerca de 111 intervenções realizadas na Sede e em Nova Contagem.
Na Regional Sede, as obras serão realizadas em três vilas: Barroquinha A, Barroquinha B e Riachinho. Ao todo, serão sete muros de contenção com altura de 1,60 metro e comprimento total de 88 metros, na Vila Barroquinha A.
Já na Barroquinha B, serão 10 muros, sendo nove com altura de 1,60 metro e um com altura de 5 metros, totalizando o comprimento de 169 metros de contenções. Ainda nas vilas Barroquinha A e B, haverá adequação de rede de esgoto, obras de drenagem pluvial e a pavimentação de ruas com asfalto.
Já na Vila Riachinho, que é uma das mais antigas da Sede, com mais de 60 anos de consolidação, serão quatro muros de arrimo, com alturas que variam de 3 a 5 metros e com comprimento total de 104 metros. Também haverá adequação de rede de esgoto, obras de drenagem pluvial e a pavimentação de ruas com asfalto.
As obras já estão em execução na Vila Soledade, em Nova Contagem, e devem ser iniciadas na Vila Barroquinha A nas próximas semanas.