A prefeita Marília Campos se reuniu nesta quarta-feira (19/5) com dirigentes do Conselho Municipal de Saúde de Contagem (CMSC) para tratar, dentre outros temas, da realização da conferência municipal e das composições dos conselhos locais e distritais. A reunião foi acompanhada pelo secretário de Saúde, Fabrício Simões, e pelo chefe de gabinete, Douglas Miranda.
Durante a reunião, a prefeita reiterou sobre a importância de atuação dos conselhos locais e distritais, junto ao município, para garantir qualidade e eficiência na prestação do serviço público de saúde. “Precisamos fortalecer os conselhos locais e distritais para garantir uma boa assistência de saúde à população no território, além da prestação do serviço com transparência. Essa é uma política fundamental para a nossa gestão”, reafirmou.
Segundo o presidente Willer Alves Reis, o CMSC, Contagem possui oito conselhos distritais, com 16 membros entre titulares suplentes e 82 locais, com oito membros entre titulares e suplentes que atuam de forma consultiva sobre as políticas públicas de saúde. Esses colegiados são vinculados ao CMSC. De acordo com a vice-presidenta Maria José Pinto, o conselho já está trabalhando para a organização do pleito até o final do ano. “Estamos analisando as atas e documentos para as candidaturas para a realização das eleições”, acrescentou.
O Conselho Municipal de Saúde é um órgão formado pelos três segmentos que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS): gestores, trabalhadores e usuários. O CMS integra a Secretaria Municipal de Saúde e atua como parceiro da gestão.
Sobre a realização da Conferência Municipal de Saúde, o secretário Fabrício Simões afirmou que município cogita a realização do evento de forma online, até o final do ano, para evitar a aglomeração de pessoas em meio à pandemia da Covid-19.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:
Repórter Bruna Alessandra