A operação de fiscalização em comércios de sucatas e ferros-velhos recuperou nesta quinta-feira (6/5), terceiro dia de atuação, 10 tampas de bueiros na avenida Imbiruçu, na região do Petrolândia. Esse material é usado para vedar poços de visita construídos em vias públicas para facilitar a manutenção e a limpeza da rede de esgoto.
Segundo informações da Guarda Civil de Contagem, as peças serão encaminhadas para a Copasa. Além dessa apreensão, a operação também recuperou diversos tipos de peças, feitas principalmente de ferro fundido e aço. Até esta quinta-feira, 15 estabelecimentos haviam sido notificados e oito interditados por falta de alvará e por estarem localizados em áreas onde a atividade de ferro-velho não é permitida.
Organizada pelo Comitê de Fiscalização do Município de Contagem (Comfisc), com o apoio da Guarda Civil, da fiscalização de Posturas, da Polícia Militar, da Polícia Civil, Zoonoses e dos administradores regionais da cidade, a operação foi deflagrada, no início desta semana, com o intuito de coibir o furto e a receptação de tampas de bueiro, hidrômetros e cabos de cobre na cidade, e a comercialização ilegal por ferros-velhos desses materiais.
“O número de furtos de tampas e outros metais vem crescendo nos últimos meses. Acredito que nossas ações estão surtindo efeito e dando resultado. A operação será permanente, estendida para outros pontos da cidade”, declarou o coordenador do Comfisc, Levi Sampaio.