11 OUT 2024
DEFESA CIVIL
DEFESA SOCIAL
SERVIDOR
Guarda Civil comemora 19 anos com avanços nas ações de segurança pública da cidade
Foto: Ronnie Von/PMC

A Guarda Civil de Contagem (GCC) completou 19 anos nessa quinta-feira (10/11) e, em comemoração a mais um ciclo de atuação na cidade, a Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds), realizou uma cerimônia na própria instituição. Na ocasião homenageou e premiou servidores que desempenham, com relevância, a segurança dentro do município, priorizando o bem-estar da população da cidade há quase duas décadas. Na terça-feira (8/10), também em razão do aniversário da instituição, aconteceu uma reunião com entrega de medalhas aos servidores que já possuem pelo menos 10 anos dentro da corporação.

A Guarda Civil de Contagem foi fundada em 2005 e, desde então, vem desempenhando um papel importante na segurança da cidade. A Guarda é amparada pela lei Nº 13.022, de 8 de agosto de 2014, que assegura sua autonomia e define suas funções, que vão desde a proteção de bens, equipamentos e edifícios públicos até a colaboração em ações para promover a paz social e intervenção em ocorrências emergenciais.

Segundo o agente Emerson Silva Lopes, a corporação também é símbolo de esperança. “A Guarda Civil é uma corporação que está em constante evolução e tem sido referência para todas as forças de segurança pública parceiras”, disse.

Para a agente da Patrulha Escolar, Renata Nunes, fazer parte da Guarda foi a realização de uma meta. “Essa intuição é fruto de um sonho realizado. Sempre quis trabalhar com segurança pública e poder ajudar as pessoas com o meu trabalho é gratificante. Reforço que trabalhar diretamente com os projetos de prevenção com crianças e adolescentes tem um significado muito grande”, enfatizou.

A secretária de Defesa Social, Viviane França, também comentou sobre a corporação estar na vanguarda em realizar um atendimento mais humanizado dentro de Contagem ao longo dos anos. “É muito emocionante celebrar o aniversário da Guarda de Contagem e é muito importante destacar que avançamos muito nesses quase 20 anos de instituição, com nossos projetos de prevenção que vem dando muitos resultados, em dados reais na melhoria da segurança do município, com cursos e treinamentos, a fim de tornar o atendimento cada vez mais humanizado nas ruas”, ressaltou.

Marco histórico: a primeira mulher no comando da instituição

A comandante Anita de Carvalho assumiu a corporação em 2023, tornando-se a primeira mulher a ocupar o posto. A liderança feminina representa um momento histórico para a Guarda Civil de Contagem, marcando uma nova era na trajetória da instituição.

Anita de Carvalho, durante a comemoração dos 19 anos da instituição, reafirmou o comprometimento e evolução da corporação ao longo dos anos: “Desde sua criação, a Guarda Civil tem enfrentado desafios diversos, sempre com coragem e perseverança. A nossa parceria com a sociedade tornou-se indispensável na construção de uma cidade mais segura”.

Operação Hefesto

A Operação Hefesto é um dos grandes sucessos da corporação. Ela, que fiscaliza furtos de cabos de fios de cobre, resultou na apreensão de cerca de 20 toneladas desse material pela Guarda Civil e órgãos parceiros. Até o momento foram realizadas mais de 10 operações. A iniciativa reduziu em cerca de 90% os furtos de cabos de cobres na cidade.

Disque- denúncia

A fim de melhorar a eficácia no atendimento, a Guarda Civil desenvolveu um disque- denúncia, um canal de comunicação entre a população e as forças de segurança pública, via WhatsApp. A meta é impedir ações que causam transtornos e prejuízos aos moradores da cidade.

O número para realizar as denúncias é (31) 97306-4423, que está disponível 24h por dia, e que pode receber reclamações de forma anônima, permitindo, inclusive, o envio de relatos, áudios, imagens e vídeos.

Nova Inspetoria da Guarda e Defesa Civil em Vargem das Flores

Desde a sua inauguração no início do ano, a nova Inspetoria da Guarda Civil de Contagem e o Núcleo da Defesa Civil já estão trabalhando de forma integrada na região de Vargem das Flores. O objetivo é que ambos os órgãos estejam responsáveis pelo patrulhamento de prevenção, segurança e fortalecimento da cidadania no local, levando tranquilidade aos moradores.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos

Autor: jornalista Leonardo Melo / Edição: João Cavalcanti