11 OUT 2024
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
Obras de urbanização do bairro Tupã, em Vargem das Flores, segue em ritmo acelerado

Um dos bairros mais antigos de Contagem, o Tupã, na região de Vargem das Flores, está passando por uma profunda transformação. O território está recebendo obras de urbanização completa, que vai beneficiar mais de 2.000 moradores. Todo o processo vai garantir mais desenvolvimento econômico e social, melhor acesso ao transporte público, segurança para motoristas e pedestres, saneamento básico, tranquilidade nos períodos de chuva e qualidade de vida às pessoas do entorno.

As intervenções foram iniciadas em março de 2024 e estão bastante avançadas. No total, 18 ruas e avenidas passam por obras de drenagem profunda, com implantação da rede pluvial, pavimentação e intervenções complementares como sarjetas, bocas de lobo, meios-fios, calçadas e sinalização de trânsito. Desta forma, os episódios de alagamentos, a poeira e precariedade das vias serão eliminados.

“Agora os moradores poderão ter um lar com mais qualidade de vida e dignidade para suas famílias. Temos trabalhado muito para aquilo que foi tratado com abandono no passado, seja diferente”, destacou a prefeita Marília Campos.

O engenheiro fiscal, Ailton de Paulo, detalhou as etapas que estão em execução no momento. “Temos três frentes de trabalho de pavimentação atualmente, intervenções em redes de drenagem e obras complementares. São oito frentes de serviços simultâneas. As atividades estão seguindo em ritmo acelerado. Os moradores estão muito satisfeitos”, disse.

Um dos bairros mais antigos de Contagem, o Tupã, na região de Vargem das Flores, está passando por uma profunda transformação Fotos: Foto: Ronnie Von/PMC

As melhorias em curso no bairro Tupã atendem a uma demanda antiga da comunidade. A atual gestão havia herdado um projeto incompleto para o local, que previa apenas a pavimentação com calçamento poliédrico em algumas ruas, sem implantação de sistema de drenagem. Por isso, o governo optou por ampliar o investimento, abrangendo mais vias e garantindo uma urbanização completa.

O investimento feito pela Prefeitura de Contagem nessas intervenções é de R$ 19 milhões. Os recursos foram garantidos por meio do Fundo Municipal de Saneamento.

Confira os locais atendidos:

Ruas: das Garças; Beija-Flor; Araras; Gaivotas (antiga rua W); Clóvis de Freitas; Coités (antiga rua M); Curiós; Geralda Florinda de Jesus (antiga rua F); Sabiás; Douglas Lázaro de Almeida; Maritacas (antiga rua L); Bem-Te-Vi; 10 de Maio; Pássaro Preto; 16 de Junho e rua Rouxinóis;

Avenidas: Belgas e Colibris.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos

Autor: jornalista Rômulo Abreu / Edição: João Cvaalcanti