A partir desta terça-feira (15/10), estão abertas as inscrições para o recrutamento voluntário da Defesa Civil de Contagem, referente ao “Treinamento de Comportamentos de Segurança durante eventos de chuva”. A ação é voltada para pessoas, físicas e jurídicas, que queiram auxiliar o órgão, durante o período chuvoso e/ou em situações de desastres, como inundações, deslizamentos, tempestades ou o sofrimento das famílias afetadas.

Foram disponibilizadas cem vagas e os interessados  poderão se cadastrar de forma on-line, até o dia 24/10, clicando aqui.

Para se cadastrar é preciso ter mais de 18 anos, pessoas físicas (para ajudar no apoio, acolhimento e humanização ao pré-salvamento e pós-desastres) ou jurídicas (empresas que possam reforçar as ações da Defesa Civil para assistir às famílias atingidas, doando ou disponibilizando materiais, equipamentos e pessoal no atendimento às vítimas de eventos graves).

”A Defesa Civil trabalha com a prevenção, proteção e respostas a desastres, mas para isso é importante a participação do cidadão na conscientização de noções de pré-salvamento, primeiros socorros e nas principais ações que possam fazer em áreas de risco hidrológico e geológico”, explicou a subsecretária de Defesa Civil, Ângela Gomes.

Quando houver necessidade do apoio dos voluntários, a Defesa Civil fará contato, por meio do telefone e/ou e-mail cadastrados. Por isso, é importante mantê-los atualizados. O cadastro será efetivado de imediato e permanecerá ativo até solicitação de interrupção realizada pelo voluntário.

Os voluntários não podem ter vínculo empregatício com o município.

Treinamento

A capacitação vai ocorrer no dia 26/10 (sábado), no Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros Militar (rua do Registro, 2001, Colonial), das 8h às 12h.

As oficinas abordarão as formas corretas de como se comportar em situações de risco, tais como orientações preventivas para a segurança; salvamento individual, familiar e comunitário; procedimentos corretos para aguardar o salvamento e resgate em caso de ocorrências de alagamentos e/ou inundações; técnicas de posicionamento seguro em veículos ilhados; confecção de nós e amarras em cordas; lançamentos de sacos de arremesso para salvamento; técnicas de resgate; dicas de primeiros socorros e comportamentos seguros.

Capacitações

A Defesa Civil de Contagem realiza ao longo do ano diversas capacitações e trabalha diretamente com a população, com foco principal nas comunidades mais atingidas localizadas em área de risco, com objetivo de uma construção conjunta da alfabetização do risco, trazendo ações de prevenção, preparação e proteção para eventos chuvosos.

As regiões de risco hidrológico, de grau alto e muito alto, em Contagem foram previamente mapeadas e sinalizadas pela Defesa Civil com a participação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs).

Serviço de voluntariado

Conforme dispõe o art. 19, do Decreto Municipal nº. 1.646/20, que institui o Programa Municipal de Voluntariado “Transformar Contagem” nos órgãos e entidades da administração pública municipal, “o serviço voluntário prestado ao Município de Contagem, nos termos do disposto neste Decreto, não é remunerado, não gera vínculo empregatício e nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afins”.

Autor: jornalista Leonardo Melo / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo