Como medida necessária para a prevenção do contágio do novo coronavírus (Covid -19), o Procon Contagem, órgão da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, está com o atendimento presencial e via telefone suspensos por tempo indeterminado. Neste momento, o consumidor pode entrar em contato com Procon apenas por e-mail. As demandas de preços abusivos de produtos e serviços relacionados à Covid-19 devem ser enviadas ao e-mail do Procon (procon@contagem.mg.gov.br) ou por meio do site www.contagem.mg.gov.br/procon/fale-conosco/. Reclamações sobre outros assuntos devem ser enviadas ao site www.consumidor.gov.br.
Fiscalização
Após receber as denúncias via e-mail, fiscais do órgão vão "in loco" para verificarem a existência ou não da abusividade de preço. O primeiro ato do fiscal é pedir a nota de compra do produto ao fornecedor primário e verificar se há uma margem de lucro razoável em cima do produto. É importante que o estabelecimento exija a identificação do fiscal para evitar fraudes de pessoas que se passam por membros do Procon.
Canais de denúncias www.contagem.mg.gov.br/procon/fale-conosco/ procon@contagem.mg.gov.br www.consumidor.gov.br