Gestores das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), do Complexo Hospitalar e da Superintendência de Urgência (SURG) participaram de uma capacitação teórica-prática, em parceria com o Hospital Sírio Libanês. A capacitação teve como objetivo a implantação da metodologia Lean nas UPAs, tendo o Fast Track como carro-chefe, podendo assim melhorar a qualidade do atendimento e a eficiência do serviço de urgência. O Fast Track é um acolhimento rápido para pacientes que são do atendimento de baixa complexidade, onde serão atendidos com mais agilidade e eficácia.
“A metodologia Lean vem com a intenção de melhorar os serviços de urgência dos hospitais, onde a principal ideia é diminuir o desperdício e aumentar a eficiência do serviço”, esclareceu a enfermeira, Renata Souza. Com cerca de 25 participantes, as equipes puderam ver conceitos e teorias sobre a melhoria operacional através da metodologia Lean, para que possam alinhar os processos de trabalho e compreender as principais razões do fluxo desconexo dentro do cenário atual do serviço de urgência.
Segundo a assessora técnica da SURG, Kênia Rodrigues, o objetivo final da aplicação do Lean é aprimorar o atendimento da população, com menos gastos e concretizar a meta inicial de que até o segundo semestre de 2020 algumas UPAs estejam funcionando com o Fast Track.
Texto: Tayná Oliveira, sob supervisão de Júlio César Santos