Para estreitar relações e qualificar os profissionais da rede socioassistencial, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Movimento “Transformar Contagem”, promoveu na semana passada o Conexão Transformar, com o tema “O Poder da Ação”. O encontro foi na Faculdade UNA Contagem e teve palestra ministrada pela master coach Ingrid Vilela, que abordou a habilidade de unir o conhecimento prático a reflexões para mudanças de atitudes, a essência da gentileza nos detalhes, como um sorriso ou aperto de mãos pode transformar a vida das pessoas.
A primeira-dama Luciana de Freitas, coordenadora do “Transformar Contagem”, abriu o evento destacando o respeito e a admiração pelos profissionais da assistência social, reforçando o papel importante da categoria junto à população. “Estamos felizes por sermos companheiros de jornada de vocês em busca de uma sociedade mais justa e fraterna, para construirmos uma cidade mais solidária”, disse.
A diretora de Proteção Básica, Silvânia Burato, ressaltou que a palestra foi organizada após a percepção da gestão em relação aos reflexos da atuação dos técnicos do Sistema Único de Assistência Social (Suas). São profissionais que convivem com fragilidades sociais, violências, conflitos e carências afetivas. “Momentos como esses nos permitem fazer uma autoavaliação para direcionarmos nossas intervenções, cujo foco é o cuidado consigo mesmo para que possamos cuidar bem do outro”, destaca.
A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Luzia Ferreira, apontou a importância da qualificação e formação dos profissionais que atendem as parcelas mais vulneráveis da população. “É preciso que eles tenham um momento para refletir, criar instrumentos e focar nos objetivos”.