No mês em que se comemora o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física, Contagem prepara um grande presente. As obras do Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (CER IV), localizado no bairro Europa, na Regional Sede, entram na reta final. O equipamento é destinado à ampliação dos serviços de saúde direcionados às pessoas com necessidades especiais. A previsão é que o CER IV atenda cerca de 700 pacientes por mês.
O secretário municipal de Saúde, Cléber de Faria Silva, destaca a importância desse centro. Ele ressalta que a gestão do prefeito Alex de Freitas está na contramão do Estado e União. “Em meio à crise que assola a maioria dos municípios do país, Contagem está próxima de entregar um dos principais Centros de Reabilitação de Minas Gerais”, concluiu o secretário.
Além de Contagem, somente Diamantina e Três Corações possuem uma unidade do Centro Especializado de Reabilitação, sendo o CER IV implantado em Contagem o mais completo do Estado.
Por que CER IV?
O Centro Especializado em Reabilitação é incluído na categoria IV, por atender quatro tipos de deficiência: física, visual, intelectual e auditiva. Em Contagem, o grande diferencial em relação aos outros centros de reabilitação do estado é a oficina ortopédica construída para confecção de órteses e próteses dos usuários assistidos.
Inacabada
Em 25 de agosto de 2015, a gestão anterior assinou a ordem de serviço para construção do CER IV. A obra teve no mesmo ano, com a previsão de entrega para 15 de junho de 2016. No final de 2016, o prédio foi inaugurado, com obras inacabadas, sem luz e equipamentos.
A gestão do prefeito Alex de Freitas e do vice William Barreiro retornou as obras imediatamente. A partir de então, estão sendo feitas as intervenções para readequação do espaço. A expectativa que o CER IV seja inaugurado, de fato, nas próximas semanas.