Outubro é tempo de relembrar os cuidados em prevenção e promoção da saúde da mulher. Neste período, um movimento internacional chama a atenção para a importância das lutas contra o câncer de mama e para a importância de seu diagnóstico precoce. Trata-se do Outubro Rosa, uma campanha que busca conscientizar as populações planeta afora sobre essa doença, o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca/Ministério da Saúde). Contagem também faz parte desta grande campanha mundial e promove, durante todo este mês, ações para o Outubro Rosa.
Ampliação de oferta no Outubro Rosa
Para celebrar o mês, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), garantiu a ampliação da oferta de consultas e exames ligados à saúde da mulher e preparou uma programação repleta de atividades que incentivam o autocuidado, a prevenção e a promoção da saúde.
A subsecretária de Assistência e Saúde da SMS, Kênia Silveira Carvalho, explica que o objetivo dessas ações é chamar a atenção das pessoas para a necessidade de promoção, prevenção e cuidado com a saúde.
“O objetivo é sensibilizar a comunidade, de modo muito especial as mulheres, para a necessidade da promoção, prevenção e cuidado com a saúde. É importante que as pessoas tenham o autocuidado como premissa de vida. Precisamos conhecer nossa rotina e nosso corpo para podermos perceber alterações. Só assim temos a oportunidade de sentir e detectar precocemente se algo de anormal está acontecendo e procurar a unidade de saúde. Esse cuidado pode salvar vidas: o câncer de mama e de colo de útero têm grandes chances de cura se forem detectados precocemente”, ressalta a subsecretária.
Exames de mamografia com agendamento diretamente no prestador após passar pela consulta e receber o check-in para as mulheres compreendidas na faixa etária de 50 a 69 anos
Normalmente, a SMS garante a oferta de exames de mamografia de rastreamento a mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos, mesmo que não apresentem sintomas. “O motivo é que a maior incidência de casos de câncer de mama ocorre neste faixa etária. Para estes casos, a solicitação de exames pode ser feita por enfermeiro ou médico da unidade de saúde. Para as demais faixas etárias, o exame também poderá ser realizado, mas não será mais um exame de rastreamento, e sim de diagnóstico. Nesses casos, somente o profissional médico poderá solicitar o exame. Há também algumas exceções consideradas como rastreamento, estipuladas pelo Ministério da Saúde, que devem ser avaliadas caso a caso”, explica a referência técnica em Saúde da Mulher da SMS, Silviane Flávia de Souza. Em todos os casos, para acessar o exame, a mulher deve primeiro passar por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para ser avaliada.
Já neste mês de outubro, as mulheres que passarem pela UBS e tiverem indicação para a realização do exame poderão escolher uma data para a execução da mamografia.
O fluxo seguirá sendo o mesmo já praticado durante todo o ano, mas, após a liberação da realização do exame pela SMS, nesse mês de outubro, a própria usuária poderá ligar e marcar a data do exame diretamente com o prestador em um prazo de 15 dias.
Funcionará da seguinte forma: a mulher passará pelo atendimento na UBS e, fazendo parte da faixa etária estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) indicada para mamografia de rastreamento (50 a 69 anos), já receberá o pedido para a realização do exame. A unidade, então, encaminhará o pedido ao Setor de Regulação e, assim que os trâmites estiverem concluídos, a unidade entrará em contato com a usuária, para avisar que o check-in de liberação do exame já está disponível.
Após esse contato, a usuária deverá retirar o check-in na unidade e ligar diretamente para o prestador, para marcar o exame, dentro do prazo estipulado de 15 dias. Após o agendamento, ela terá a garantia da realização da mamografia.
As mulheres que já estão aguardando pela autorização da mamografia também serão contatadas por suas unidades de saúde de referência, para que possam retirar o check-in e marcar o exame diretamente no prestador.
Prevenção do câncer do colo de útero
O município de Contagem segue as orientações do Ministério da Saúde (MS) e oferta o exame de prevenção ou papanicolau para todas as mulheres na faixa de 25 a 64 anos, mesmo sem sintomas e que já iniciaram a vida sexual. Procure sua unidade de saúde de referência para maiores informações.
Atividades para todas as idades, interesses e necessidades
A abertura da campanha começou com a IIIª Corrida e Caminhada Outubro Rosa de Contagem, que aconteceu no domingo passado (30/9) e contou com a presença de cerca de mil pessoas. A corrida foi idealizada pela empresária Tatiana Linces, que foi diagnosticada com câncer de mama em 2011, passou pelo tratamento, conseguiu se curar e hoje se dedica a conscientizar a sociedade quanto à importância da luta contra o câncer de mama.
E ainda tem muito mais ao longo do mês. Na programação(*), muita oportunidade de diversão, aprendizado e diagnóstico. Haverá atividades em todos os oito distritos sanitários da cidade, com dezenas de Unidades Básicas de Saúde (UBS), dois Centros de Consultas Especializadas e outros equipamentos públicos, como praças e o Parque Ecológico, abrigando muitas ações voltadas à saúde mulher.
Se a vontade é a de movimentar o corpo e a mente, os aulões de ginástica laboral, lian gong, as caminhadas e o Movimenta Contagem são a dica. Se o intuito é se informar, a pedida é participar de uma das muitas rodas de conversa sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), vulvovaginites e vaginoses, planejamento familiar, saúde mental e menopausa, higiene bucal e prevenção câncer de boca, nutrição e saúde e, ainda, direitos da mulher.
Se os exames diagnósticos são necessários, serão várias as oportunidades para medir a pressão arterial e a glicemia e para realizar testes rápidos de HIV e Sífilis, até mesmo oportunidade para vacinar contra o HPV e de garantir preservativos masculinos vai ter. Se o desejo é se enveredar pelos caminhos da medicina integrativa, a recomendação é saber mais sobre auriculoterapia e acupuntura. Se a vontade é de ficar mais bonita, as tendas de corte de cabelo e de oficina de beleza são indicadas.
Se a vontade é de deixar o mundo mais verde, ou conhecer mais sobre zoonoses, os estandes de distribuição de mudas de plantas e de zoonoses são a indicação. Se o interesse é arte e decoração, a oficina de trabalhos manuais é interessante. E como ninguém é de ferro, cafés da manhã, chá com biscoitos, lanche comunitário, carrinho de pipoca e algodão doce, sorteio de brindes e show de música. Mas, se você receber material educativo sobre saúde da mulher, não se assuste: você está na Blitz Rosa!
o cronograma das atividades e se programe!
(*) A programação está sujeita a mudanças. Confirme o que haverá de programação junto à própria unidade de saúde.