Servidores da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Contagem (Transcon) e da Guarda Civil de Contagem estão mais capacitados para atender a população. Entre os dias 2 de abril e 10 de maio, 7 agentes da Transcon e 11 guardas civis participaram do curso de Agente de Trânsito, ministrado pela Transcon, regulamentado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Com carga horária de 200 horas, a capacitação foi instituída por meio da portaria 094 de 2017, que determinou a obrigatoriedade da formação de agentes de trânsito, para profissionais que executam atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito. A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada nesta quinta-feira, 24 de maio, no auditório da Faculdade UNA- Contagem.
O presidente da Transcon ressaltou que a educação e a prevenção devem estar sempre relacionadas. “A população tem a necessidade de enxergar o agente de trânsito, o guarda civil e a polícia militar, como autoridade acessível e que transmita confiança, segurança e garantia da democracia na utilização das vias públicas e do patrimônio público. Parabenizo os formandos do curso pelo comprometimento em fazer o melhor para a cidade”, afirmou. Para o comandante da Guarda Municipal de Contagem, Levi Sampaio, esta foi uma grande oportunidade para os guardas se capacitarem. “O nível do curso foi elevado e muito elogiado pelos participantes. A integração dos agentes de segurança e a parceria que estamos criando, fortalece a prestação do serviço público e a população só tem a ganhar com isso”, ressaltou.
Agente da Transcon há cerca de dois anos, Cândida Cristina Ribeiro, viu no curso a oportunidade de aumentar os seus conhecimentos e melhorar sua atuação profissional. “O conteúdo abordado foi bem amplo. Vamos aplicar todos os ensinamentos nas nossas atividades diárias. O trânsito é muito dinâmico e é difícil prever as medidas a serem tomadas em determinadas situações, mas com um conhecimento maior conseguiremos tomar as melhores decisões e saber como agir, principalmente em casos urgentes”, disse.
O guarda civil civil, Aguinelo de Paiva Braga, se interessou pelo curso com o intuito de ter mais autonomia na atuação como guarda na questão de prevenção e segurança. “A orientação é fundamental para que tenhamos uma sociedade pacifica e ordeira. Por meio dos exemplos de um agente de segurança e operador, conseguiremos fazer um trabalho melhor. Contagem vem crescendo, o fluxo de veículos aumentando gradativamente e precisamos ter mais profissionais especializados para gerar mais fluidez e trazer mais segurança nas vias”, finalizou.
O assessor da Diretoria de Operações da Transcon, Thiago Silva, foi um dos instrutores do curso e citou que o conteúdo do curso está estabelecido na portaria 094 do Denatran e abrange a legislação de trânsito, fiscalização, aplicabilidade de infração de trânsito e, no caso de Contagem, os responsáveis incluíram um bônus com técnicas de primeiros socorros, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e aulas com profissionais da Companhia Energética de Minha Gerais (Cemig) de procedimentos em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica. “Serão programados mais edições e os agentes que já exerciam algumas funções terão que fazer uma reciclagem. A partir da capacitação, os agentes irão para as ruas mais preparados, evitando cometer falhas e com conhecimento mais completo da legislação. Com a inclusão da guarda no curso, foram formados novos agentes para atender a população e frisamos muito o lado educativo, pois a orientação e educação no trânsito são passos primordiais para fazer com que o cidadão tome atitudes mais corretas. Se cometerem infrações, estamos preparados para aplicar o que a lei determina”, finalizou.
Participaram da cerimônia o presidente da Transcon, Gustavo Peixoto, o secretário de Defesa Social, Afonso José de Andrade, o Comandante da Guarda Municipal, Levi Sampaio, o capitão do 2º Batalhão de Policiamento Especial, Carlos Silva Coelho, o comandante da 26ª companhia da Polícia Militar, Major Newton Gonçalves, entre outras autoridades.