A Guarda Civil de Contagem (GCC) promoverá, no próximo sábado (26/7), a segunda edição do Festival de Pipas, evento que promete reunir famílias e fãs da tradicional brincadeira ao ar livre. A atividade acontecerá a partir das 9h, no parque Sapucaias (avenida das Tulipas, 1155 - bairro Sapucaias), em Contagem. O evento é aberto à comunidade, com distribuição de pipas feitas com materiais não cortantes, reforçando o conceito de brincadeira segura.
Com entrada gratuita, o festival é aberto a toda a comunidade e tem como objetivo proporcionar um dia de lazer, convivência e diversão, com segurança e organização garantidas pela corporação. Além do colorido das pipas no céu, o evento contará com um ambiente voltado para a integração entre moradores, reforçando os laços comunitários.
“Essa é uma ação educativa que reforça o papel da Guarda Civil na promoção da segurança. Queremos mostrar para as crianças que é possível brincar de forma segura e com respeito à vida”, destacou a agente da Guarda Civil de Contagem, Renata Nunes de Jesus.
Além de alertar sobre os perigos físicos, a iniciativa também aborda as implicações legais do uso de linhas cortantes. Os participantes receberão orientações sobre como se divertir com responsabilidade, utilizando materiais seguros e respeitando o espaço coletivo, além de informações sobre os locais adequados para soltar pipas, os riscos de acidentes envolvendo a rede elétrica e cuidados gerais para garantir uma diversão sem incidentes.
A Guarda Civil convida a população a participar e levar suas pipas para celebrar o dia com amigos e familiares. A primeira edição do festival foi considerada um sucesso e, este ano, a expectativa é ainda maior.
Uso de cerol é crime
A Lei Estadual nº 23.515, de 2019, proíbe expressamente a produção, venda e utilização de cerol e materiais semelhantes. Quem desrespeita essa legislação está sujeito a multas que podem chegar a R$5.531,00 — e, em casos de reincidência, o valor pode ultrapassar R$276 mil. Se o uso da linha cortante causar danos a pessoas ou bens, o responsável pode ser processado civil e criminalmente. Quando o infrator for menor de idade, os pais ou responsáveis legais são acionados, e o caso é encaminhado ao Conselho Tutelar.
A Guarda Municipal de Contagem vem atuando de forma firme no combate a essa prática perigosa. Segundo dados da Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds), em 2022 foram apreendidos 137 carretéis de linhas com cerol. Já em 2023, três ocorrências foram registradas, e em maio de 2024, diversas linhas chilenas foram recolhidas na região do Nacional.
Além do risco para seres humanos, os animais também são vítimas. Em março e junho de 2024, foram resgatados dois animais silvestres com ferimentos provocados por linha chilena ou cerol.
Cerol é perigoso e não tem nada de inofensivo
Qualquer flagrante de venda ou uso de linhas cortantes deve ser denunciado imediatamente por meio do 190 (Polícia Militar de Minas Gerais) ou pelo Disque Denúncia 181.
Faça sua parte e denuncie! A denúncia é anônima — e pode salvar vidas.
Serviço:
Evento: 2º Festival de Pipas da Guarda Civil de Contagem
Data: 26 de julho de 2025 - sábado
Horário: a partir das 9h
Local: parque Sapucaias (av. das Tulipas, 1155 - Sapucaias - Contagem)
Entrada: gratuita