A “Semana das Crianças do Brincar é Direito” foi um verdadeiro sucesso. Com atividades espalhadas por todas as regiões da cidade, o evento reuniu mais de 2.000 crianças e suas famílias em uma grande celebração da infância, convivência e do direito ao lazer.
Realizada pela Prefeitura de Contagem, a programação levou alegria e movimento aos espaços públicos da cidade, reforçando a importância do brincar como parte essencial do desenvolvimento infantil.
De acordo com a superintendente de Políticas Públicas para Infância e Adolescência, Carolina Ribas, o balanço é extremamente positivo.“A Semana das Crianças do Brincar é Direito foi um grande sucesso em todas as partes de Contagem! Tivemos uma participação expressiva das crianças e de suas famílias, que ocuparam os espaços públicos com alegria, convivência e afeto”, destacou.
As atividades, coordenadas pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Superintendência de Políticas Públicas para Infância e Adolescência, promoveram o resgate de brincadeiras tradicionais, incentivaram a socialização e ofereceram uma alternativa saudável às telas, especialmente durante o período de recesso escolar, tudo em meio a brincadeiras, música e muitas risadas.
Além de garantir momentos de lazer e integração, a iniciativa representou um importante apoio às famílias, que puderam contar com um espaço seguro e acolhedor para seus filhos. “Ver as famílias reunidas, ocupando os espaços públicos e celebrando o direito de brincar evidencia o quanto ações como essa fortalecem os vínculos comunitários e reafirmam o compromisso de Contagem com uma infância plena, feliz e com mais direitos humanos”, afirmou Carolina.
Programa Mais Direitos Humanos
O Programa “Mais Direitos Humanos” é uma iniciativa da Prefeitura de Contagem voltada para o desenvolvimento integral da população. Por meio de ações e projetos diversos, o programa fortalece os vínculos familiares e comunitários, amplia o acesso a direitos fundamentais e promove a inclusão social em todas as regiões da cidade.
Dentro desse programa, a ação “Brincar é Direito” reafirma o que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): o brincar é um direito essencial ao desenvolvimento pleno da infância. Com brincadeiras monitoradas, atividades lúdicas e brinquedos, a Prefeitura proporciona momentos de alegria, convivência e aprendizado para as crianças de Contagem.
Novas edições do projeto acontecerão ao longo do mês de novembro. A programação será divulgada, em breve, no site e nas redes sociais da Prefeitura.