Celebrado em 25 de outubro, o Dia Nacional da Saúde Bucal tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a boca, que vão muito além da estética e influenciam diretamente na saúde geral do corpo.
A boca exerce funções essenciais como a fala, a mastigação e a respiração, além de ser a principal cavidade de contato com o ambiente externo, o que a torna uma via direta para a entrada de microrganismos que podem comprometer a saúde.
Nesse sentido, o SUS Contagem possui cadeiras odontológicas em 44 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e conta com 57 equipes de Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família que atendem oito horas por dia e nove equipes tradicionais que atendem 4 horas por dia.
Elas são responsáveis por realizar ações de diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde bucal. Dessa forma, quando apresentado lesões na boca, necessidade de tratamentos clínicos e cirúrgicos, necessidade de prótese total, dor aguda, abscessos, hemorragias bucais e traumatismos dentários, é necessário que o usuário procure a UBS de referência para atendimento.
Nesse nível de atenção, além da prevenção e educação em saúde, são oferecidos os procedimentos básicos em Odontologia como profilaxia, periodontia básica, restaurações, pequenas cirurgias, vigilância do câncer de boca e o atendimento à demanda espontânea com atenção especial aos quadros agudos (urgências) que são realizados como prioridade em todas as unidades.
Além disso, o SUS Contagem conta com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que oferece atendimento nas seguintes especialidades odontológicas: cirurgia oral menor; endodontia; estomatologia; odontopediatria (crianças até 12 anos com dificuldades de manejo na Atenção Básica); periodontia; atendimento odontológico especializado para pacientes com necessidades especiais (PNE); prótese dentária com oferta de próteses totais removíveis e próteses parciais removíveis provisórias.
A diretora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Ângela Fontoura, explica que para ter acesso às consultas no CEO é necessário iniciar os procedimentos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde é realizada uma avaliação das necessidades de cada paciente. “Todos os tratamentos iniciam nas UBSs. Os dentistas da Atenção Primária à Saúde (APS) realizam o tratamento básico e, quando há necessidade, encaminham os pacientes para o CEO, que permite a oferta do cuidado ambulatorial especializado”.
“O CEO é importante para o município de Contagem, pois garante a continuidade do tratamento odontológico, buscando a atenção integral à saúde bucal dos usuários com tratamentos ambulatoriais especializados que necessitam de especialistas e equipamentos mais complexos”, acrescenta Ângela.
Atendimento de urgência
Contagem ainda conta também com um atendimento de urgência odontológica na UPA JK, que é realizado das 17h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 22h aos sábados e domingos. A unidade realiza atendimento em situação de dor aguda, abscessos, hemorragias bucais e traumatismos dentários.
Já os atendimentos odontológicos hospitalares são realizados no Hospital Municipal de Contagem, que oferta tratamento odontológico completo sob anestesia geral aos pacientes com necessidades especiais (PNE), procedimentos de cirurgia bucomaxilofacial de média complexidade, em casos eletivos e urgências, além de cuidados de higiene oral e assistência odontológica para pacientes internados.
Para atendimento às pessoas em situação de rua, a equipe de Consultório na Rua (eCR) tem em sua composição um técnico em saúde bucal, que faz o acolhimento da demanda e encaminha os usuários para atendimento nas unidades de saúde.
Como cuidar da saúde bucal em casa?
De acordo com a Secretaria de Saúde, manter uma boa higiene bucal é fundamental para prevenir cáries, doenças gengivais e outras condições que, se negligenciadas, podem contribuir para o desenvolvimento de enfermidades sistêmicas como diabetes, problemas cardíacos e até câncer bucal. Além disso, uma boca saudável melhora a digestão e a autoestima, reforçando a importância dos cuidados preventivos diários.
Para cuidar da saúde bucal em casa basta ter alguns cuidados simples, como: escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, com uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor; usar fio dental diariamente para remover placas e restos de alimentos entre os dentes; limpar a língua com um raspador ou escova para remover as bactérias que causam mau hálito.
Além disso, é importante manter uma alimentação saudável, reduzindo o consumo de açúcar e alimentos ácidos para prevenir cáries; incluir alimentos ricos em cálcio, como leite e queijo, frutas e vegetais; e manter uma boa hidratação, beber água para manter a boca hidratada e ajudar a neutralizar os ácidos.
“Problemas bucais podem aumentar o risco de algumas condições de saúde, como doenças cardíacas, doenças renais, pulmonares e diabetes, mostrando que a saúde bucal está diretamente ligada à saúde geral. Por isso, manter uma boa saúde bucal é fundamental para o bem-estar geral. Além de proporcionar um sorriso bonito, uma boca saudável ajuda na mastigação adequada, digestão e absorção de nutrientes”, conclui a diretora.
Serviço
CEO - O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) está localizado à rua Francisco Miguel, 185 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3398-7182 / 3390-1001.