Gestores da Prefeitura de Contagem e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) se reuniram para discutir a importância das políticas de prevenção à criminalidade e fortalecimento da segurança pública municipal nesta sexta-feira (22/8). O encontro no gabinete da prefeita Marília Campos com os promotores de Justiça Fábio Nazareth, Daniel Santos e Alex Nacif, reforçou o protagonismo da cidade na construção de iniciativas inovadoras que unem poder público, MPMG e sociedade civil em prol de uma cidade de paz.
Um dos pontos da conversa foi sobre o Fundo Municipal de Defesa Social, existente em Contagem, mas ainda assim em poucas cidades do Estado, que financia projetos de prevenção reconhecidos nacionalmente, como o “Juventude Cidadã” e o apoio ao programa “Fica Vivo”. Segundo os representantes do MPMG, a iniciativa é um marco na forma de enfrentar a violência. Os gestores também discutiram formas de articular outros municípios de Minas Gerais para que iniciativas semelhantes possam ser implementadas em consórcio regional.
Durante a reunião, a prefeita Marília Campos falou sobre as medidas preventivas de segurança implementadas na cidade. “Estamos, por meio da análise de dados das ações voltadas à redução da violência e do incentivo ao protagonismo social, implementando e fortalecendo as políticas públicas para construir uma cidade de paz. E hoje o Ministério Público manifestou apoio às nossas políticas e à criação do Fundo Municipal de Defesa Social, parabenizando Contagem pela iniciativa e oferecendo suporte para podermos avançar ainda mais nessa área tão essencial.”
“Segurança não se faz apenas com repressão, mas com políticas preventivas, participação social e ações de redução das desigualdades. Estamos trabalhando para deixar Contagem mais segura, e isso passa por projetos que transformam a realidade das pessoas e fortalecem os vínculos comunitários”, afirmou a prefeita.
A secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, explicou que o trabalho realizado em Contagem integra tecnologia, análise de dados e participação social. “Criamos um modelo que já apresenta resultados e está sendo reconhecido. Como a patrulha escolar, que atua na prevenção nas escolas, por exemplo, os conflitos internos reduziram drasticamente e, com isso, a necessidade de ações da Guarda Municipal. É preciso atuar na raiz do problema, fortalecendo políticas de prevenção e de apoio à comunidade. O Ministério Público apoia a iniciativa e está comprometido em colaborar para expandir esse modelo ", destacou.
O promotor de Justiça Fábio Nazareth, reconheceu o papel de Contagem na segurança pública com foco na prevenção. “É um prazer muito grande ver Contagem protagonizando políticas inovadoras de prevenção. O Ministério Público pretende dar total apoio à continuidade e ampliação dessas ações. O exemplo do Fundo de Defesa Social precisa se espalhar por outras cidades, pois permite investir em projetos que realmente atacam a raiz da criminalidade e contribuem para a redução dos índices de violência”, afirmou o promotor.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.