A Guarda Civil de Contagem (GCC) marcou presença na edição do Programa “Município Mais Seguro”, realizada em Belo Horizonte. A capacitação foi promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção da capital e com a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH). Na ocasião, os guardas civis de Contagem também atuaram como instrutores convidados pela SENASP.
Para a comandante da Guarda Civil de Contagem, Anita de Carvalho, a participação reforça o compromisso da instituição com a formação continuada e a disseminação de conhecimento. “Quando nossos agentes são convidados pela SENASP para capacitar outros profissionais, isso demonstra que Contagem não apenas acompanha a evolução das políticas de segurança, mas contribuí para ela. É motivo de orgulho para nossa tropa", salientou. A atuação como instrutores convidados consolida um ciclo virtuoso e coloca Contagem e seus guardas em uma posição de destaque, que preza pelo trabalho de excelência, aplica na prática e, agora, exporta conhecimento para o país inteiro.
Realizado entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro, o programa “Município Mais Seguro” reuniu mais 70 guardas civis municipais — entre eles profissionais da GCMBH e da Guarda Civil de Contagem — em uma formação intensiva. “As ações conduzidas pelo Departamento de Ensino da GCMBH envolveram conteúdos fundamentais para o aperfeiçoamento da rotina operacional, como uso diferenciado da força, polícia comunitária, direitos humanos e técnicas específicas de atuação”, explicou o diretor administrativo da GCC, Edivaldo Cândido.
Para a coordenadora de cursos da SENASP, Roberta Mokdeci, o Programa “Município Mais Seguro” simbolizou um avanço significativo na qualificação e valorização das guardas municipais, fortalecendo a integração entre as instituições e aprimorando a capacidade de prevenção. “A presença das guardas civis reafirma o compromisso regional com a excelência profissional e com o desenvolvimento de cidades mais seguras”, ressaltou.
Ao final da formação, os guardas retornam às atividades munidos de novos conhecimentos e métodos de atuação, ampliando sua capacidade de resposta e fortalecendo a relação com a população — elementos essenciais para a construção de ambientes urbanos mais acolhedores e protegidos.
A cerimônia de encerramento, realizada no Auditório da Prefeitura de Belo Horizonte, contou com a presença de autoridades da capital, representantes da SENASP e integrantes das corporações participantes. Entre os presentes estavam secretário municipal de Segurança e Prevenção, Márcio Lobato Rodrigues; comandante da GCMBH, Júlio César Pereira de Freitas; coordenador-geral de Políticas de Prevenção à Violência e à Criminalidade da SENASP, Coronel Leandro Arbogast; coordenadora de cursos, Roberta Mokdeci e o colaborador da instituição, Rômulo Reis. Diretores, gerentes e coordenadores das guardas de Contagem e Belo Horizonte também acompanharam o evento.









