A participação popular tem protagonizado as eleições dos conselhos regionais. Com 66 plenárias realizadas, quase oito mil eleitores já participaram, somando 41 mil votos que elegeram 751 conselheiros, entre titulares e suplentes. O processo eleitoral, que iniciou no dia 13 de outubro e tem previsão de encerramento para o dia 24 de novembro, vem fortalecendo o compromisso da Prefeitura com uma democracia participativa, garantindo representatividade nos diversos segmentos sociais e bairros de Contagem.
A votação digital também tem sido destaque durante as plenárias, agilizando o cadastro dos eleitores e candidatos e a apuração de votos, além de garantir a transparência e eficiência dos resultados das eleições. Após o encerramento das plenárias, todas as informações são disponibilizadas na plataforma Decide Contagem. Para ficar por dentro dos conselheiros já eleitos e do cronograma das próximas agendas, CLIQUE AQUI E ACESSE. Os conselheiros regionais são a sua voz no território. Confira no site as datas e locais das plenárias que ainda estão por vir e participe!
O secretário-Geral do município, Pedro Amaral, ressaltou que o processo de mobilização tem sido muito rico e engajado nas plenárias já realizadas de todas as microrregiões. “O Conselho Regional é uma das principais ferramentas que temos de participação popular aqui em Contagem, além de ser uma inspiração para outras cidades do Brasil, por ser um modelo inédito. Nossa proposta é fortalecer o diálogo com as comunidades e assegurar que suas demandas mais urgentes estejam no centro das decisões do governo. Este ano, com a modernização do processo e a ampliação do número de vagas para os conselheiros, temos buscado aprimorar os resultados já expressivos que alcançamos na última gestão dos conselheiros regionais.” Ele ainda afirmou que “ações como essas reforçam o compromisso da Prefeitura com a transparência e a construção coletiva das políticas públicas", reiterou.
Cidadania em ação
Os conselheiros regionais já eleitos representarão seu território, levando as demandas prioritárias para discussão, podendo votar e indicar obras, articular melhorias na prestação de serviços da sua região e estabelecer um canal direto de diálogo com a Prefeitura.
A conselheira eleita durante a plenária da microrregião do bairro Beija-Flor, no Petrolândia, Maria Amélia Narciso, se emocionou ao final da votação. “Eu moro há 60 anos aqui no bairro, então ser eleita para representar esse lugar que eu tanto amo me deixou imensamente feliz. É a oportunidade de lutar por melhorias para onde vivo, caminhar ao lado da gestão pública para fazermos o melhor pela nossa região. O dia de hoje ficará sempre marcado na minha memória, maravilhoso!,” afirmou Maria Amélia.
Liderança comunitária da vila Barraginha, no Industrial, Maria Aparecida Marques, já foi conselheira por duas gestões e, apesar de não poder se candidatar para a reeleição, esteve presente na plenária do dia 11 de novembro, participando e incentivando o surgimento de novas vozes que fortaleçam a luta coletiva por melhorias na região onde vivem. “Fico muito feliz de ver que o Conselho Regional ganha, cada vez mais, espaço e destaque. Tenho muito orgulho do trabalho que realizei durante os quatro anos que fui conselheira e acho que é importante dar oportunidade para novas pessoas exercerem esse papel, porque, dessa forma, construímos uma força coletiva e cidadã que cumpre com seus deveres e luta pelos seus direitos,” disse ela.
Para o morador da região do Riacho, Emerson Ribeiro, que esteve presente durante a plenária do dia 4/11, a democracia se concretiza quando o governo está perto do povo. “Poder votar nos representantes do bairro onde eu moro é algo muito importante para mim, porque vejo amigos e vizinhos elegendo-se conselheiros e sei que eles vão batalhar por melhorias para nós. Um processo ágil e transparente, acho que é assim que a cidade vai para frente, com um governo que escuta quem vive as dificuldades e alegrias de morar em Contagem,” finalizou.
.jpg)
O processo de votação é simples, contribuindo para seu bairro ou sua região tenham representantes que indiquem obras e serviços prioritários. Foto: Ricardo Lima/PMC









