As eleições dos Conselhos Regionais, iniciadas no dia 13 de outubro, estão movimentando todas as oito regiões da cidade. Somente nos 15 primeiros dias, mais de 3.300 eleitores participaram, somando 16 mil votos. Até o momento, 310 conselheiros, entre titulares e suplentes, foram eleitos para representar os diversos segmentos da comunidade e os bairros de Contagem, reforçando o compromisso da Prefeitura com uma gestão democrática e transparente.
As eleições vão até o dia 19 de novembro, totalizando 73 plenárias em toda a cidade, para eleger o terceiro mandato dos conselhos regionais. O processo eleitoral para essa nova gestão tem sido inovador, contando com novidades como a realização digital e o aumento do número de conselheiros, no qual os eleitores podem votar em representantes dos seguintes segmentos: mulheres, pessoas idosas, religiosos, empresários, comércio/comércio popular, sociedade civil organizada e microrregião.
O superintendente de Participação Popular, Fagner Sena, destacou que essas mudanças têm inovado o processo, além de garantir mais acesso e representatividade em toda a cidade. “Mobilização, inovação e renovação, essas são as três palavras que sintetizam o que tem sido o processo de eleição para o terceiro mandato dos Conselhos Regionais. Em todas as regionais já realizamos plenárias com grande participação das comunidades, destacando-se a digitalização de todo o processo de votação, desde a inscrição de candidatos e eleitores, até o resultado imediato da votação. A ampliação e diversificação de segmentos eleitos por microterritório é também fator de destaque, pois tem sido visível a renovação das lideranças,” concluiu ele.
O processo eleitoral dos Conselhos Regionais tem sido mais ágil de forma digital
Fotos: Newton de Castro / PMC
Tecnologia a serviço da cidadania
Os Conselhos Regionais compõem o Sistema Municipal de Participação Popular e Cidadã, estabelecendo-se como espaços onde a população pode decidir, indicar e acompanhar as ações da Prefeitura. Pensando em otimizar o acesso a essas informações e potencializar o alcance do conselho e suas realizações, neste ano, a votação tem sido realizada de forma digital.
Durante as plenárias territoriais, os candidatos que ainda não se inscreveram podem realizar a inscrição no próprio local. Concluídas as candidaturas e registradas no sistema, os participantes podem votar diretamente pelo celular, após se cadastrarem como eleitores da respectiva microrregião. Para garantir a acessibilidade de todos, a Comissão Eleitoral permanece de prontidão, oferecendo suporte técnico e computadores para quem apresentar dificuldades em votar pelo celular.
O Decide Contagem, plataforma de participação popular digital, reúne todas as informações do processo em andamento, onde eleitores e candidatos podem se inscrever previamente, consultar o cronograma completo das plenárias e conferir os resultados das eleições de cada microrregião. CLIQUE AQUI e fique por dentro de todas as informações!
Para o morador do bairro São Mateus, Elzito Ferreira da Silva, de 65 anos, que participou da plenária da microrregião 1 no dia 14 de outubro, para eleger o Conselho Regional Nacional, foi surpreendente ver a agilidade do sistema. “É a primeira vez que participo do processo eleitoral do Conselho Regional e fiquei muito surpreso com o funcionamento e organização da plenária. Não entendo muito bem dessas coisas tecnológicas, mas tive todo o suporte da comissão eleitoral e pude votar pelo meu celular mesmo, foi muito bacana! Espero que os conselheiros eleitos tragam melhorias aqui para o nosso bairro,” concluiu.
A candidata Vânia Maria Rodrigues, eleita conselheira Regional Ressaca pelo segmento religioso durante a plenária do dia 20 de outubro, destacou que a tecnologia pode ser uma aliada da população, levando informação e dando acesso a diversos serviços. “Vim à plenária aqui do Ressaca sem a intenção de me candidatar, mas acabei decidindo participar, para representar minha religião de matriz africana. Desde a inscrição dos eleitores e candidatos até a apuração dos resultados, foi tudo muito rápido e ágil. A noite de hoje foi maravilhosa, saio daqui emocionada por ter sido eleita,” finalizou Vânia.
A conselheira eleita pelo segmento da juventude durante a plenária do dia 21 de outubro em Vargem das Flores, Yasmim Jullia, de 16 anos, afirmou que a digitalização do processo é uma maneira de apresentar os conselhos regionais e demais ações para outros públicos. “Deixar o processo mais tecnológico não só otimiza o tempo de execução das plenárias, como também apresenta os conselhos regionais para pessoas que antes os desconheciam. Foi legal demais poder me candidatar, trazer minha família e amigos para votar, tudo de maneira digital, com rápido e fácil acesso,” disse.