As eleições do terceiro mandato do Conselho Regional iniciaram na última segunda-feira (13/10), e, na primeira semana, as 11 plenárias realizadas contaram com mais de quatro mil votos e quase mil eleitores. Com 103 conselheiros, entre titulares e suplentes, já eleitos, a iniciativa tem mobilizado toda a cidade, incluindo a população na tomada de decisões e no planejamento das políticas públicas da Prefeitura.
O processo eleitoral terá a duração de pouco mais de um mês, encerrando-se em 19 de novembro, com plenárias em todas as oito regiões de Contagem. Tendo se estabelecido como um dos instrumentos do Sistema Municipal de Participação Popular e Cidadã, o Conselho Regional é o espaço onde a população pode dialogar, indicar e acompanhar as obras e ações do governo. É o protagonismo da comunidade local na definição das prioridades de Contagem.
Você pode conferir todas as informações sobre o conselho pela plataforma Decide Contagem, como o cronograma completo das plenárias, o formulário de inscrição de candidato ou eleitor, o edital de todo o processo e os resultados das plenárias já realizadas. CLIQUE AQUI e acesse!
A subsecretária de Administração Regional e Participação Popular, Michele Caldeira, destacou o bom resultado da primeira semana de plenárias como momentos para reforçar o compromisso do governo com uma gestão democrática e transparente. “Iniciamos, na última semana, o processo de eleição dos Conselhos Regionais de Contagem para o próximo biênio. Serão realizadas 73 plenárias, distribuídas nas oito administrações regionais do município. Nosso objetivo é ampliar a escuta da população e garantir que mais vozes da comunidade estejam presentes nas decisões do governo.”
Ela ainda pontuou sobre as inovações dessa terceira gestão. “Neste ano, inovamos com a realização digital do processo e com a ampliação do número de conselheiros, assegurando mais representatividade e inclusão. Essas medidas fortalecem o caráter democrático dos conselhos e reafirmam seu papel como espaços legítimos de diálogo entre a sociedade e o poder público,” finalizou Michele.
“Conselheiros regionais são eleitos com muita participação popular, durante plenárias da primeira semana de eleições.”
Fotos: Bella Cerqueira/PMC
O morador do bairro São Mateus, Elzito Ferreira da Silva, de 65 anos, participou da plenária da microrregião 1, que aconteceu no dia 14 de outubro, para eleger o Conselho Regional Nacional e se surpreendeu com a agilidade do processo. “É a primeira vez que participo do processo eleitoral do Conselho Regional e fiquei muito surpreso com o funcionamento e organização da plenária. Não entendo muito bem dessas coisas tecnológicas, mas tive todo o suporte da comissão eleitoral e pude votar pelo meu celular mesmo, foi muito bacana! Espero que os conselheiros eleitos tragam melhorias aqui para o nosso bairro,” concluiu.
Para a candidata Maria Selma, eleita como conselheira regional Vargem das Flores no segmento de pessoas idosas durante a plenária do dia 13 de outubro, essa é uma oportunidade única de integração, diálogo e contribuição para avanços na cidade. “Quis me candidatar pelo segmento dos idosos porque sei o quanto a terceira idade precisa de uma atenção e carinho especial, inclusive por parte do poder público. Por isso, fiquei tão feliz em ter conseguido me eleger, sou muito grata por essa oportunidade. Vou atuar em conjunto com a Prefeitura e os moradores para garantirmos, cada vez mais, direitos e desenvolvimento aqui para o bairro do Tupã,” afirmou ela.
A conselheira de Vilas, Favelas e Periferias, Maria Zenó, esteve presente na plenária do dia 16 de outubro e participou do processo como eleitora, reforçando que esses momentos no território são de união e cidadania. “Já sou conselheira de Vilas, Favelas e Periferias, mas não poderia deixar de vir e contribuir com a eleição do Conselho Regional Nacional, porque acho que é a união que faz a força. Trabalhamos juntos, cada um atuando na área designada, mas com um mesmo objetivo: uma melhor qualidade de vida para o nosso povo. Viva a participação popular!,” comemorou ela.