Principal vocação do município, a indústria de Contagem foi tema do “Seminário Internacional Indústria Sustentável e Inovação”, evento que aconteceu na manhã dessa segunda-feira (20/10), no auditório da PUC Contagem. Realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a iniciativa reuniu representantes do poder público, de empresas privadas e do terceiro setor para um debate, que teve por objetivo buscar soluções e apresentar práticas efetivas de sustentabilidade no setor industrial contagense.
Além da mesa de abertura, o evento também contou com três paineis que debateram questões como transporte e descarbonização, resíduos e economia circular e a transição e eficiência energética. A conversa se ancorou na realidade de Contagem como uma cidade com vocação histórica em força econômica, que se destaca por ser a terceira maior cidade de Minas Gerais em fatores econômicos e populacionais.
“Contagem segue demonstrando que é possível crescer com equilíbrio,
unindo o vigor da sua indústria à construção de um futuro mais limpo, moderno e inclusivo.
Com debates sobre transporte e descarbonização, resíduos e economia circular,
além de inovação e transição energética, o seminário mostrou que nossa cidade
está preparada para liderar uma nova etapa de crescimento baseada em tecnologia,
cooperação e responsabilidade ambiental”.
Marília Campos, prefeita de Contagem
Luciano José de Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico, também ressaltou a importância de que o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade caminham juntos.
“Este encontro é mais que um evento, é a expressão de um compromisso de Contagem
com o futuro e um modelo de desenvolvimento que reúne prosperidade econômica e
responsabilidade ambiental. Contagem nasceu e cresceu com a força da indústria e
é essa vocação produtiva que moldou nossa história no cenário econômico nacional.
O nosso desafio é mostrar que desenvolvimento e sustentabilidade não são caminhos opostos,
mas partes de uma mesma trajetória de modernização, eficiência e competitividade”.
Luciano José de Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico
Neste cenário, Contagem já adota diversas ações climáticas estabelecidas no plano de governo, com foco na neutralidade de emissões, justiça climática e participação social. Entre os programas da Prefeitura, destacam-se o “Contagem Mais Limpa”, o “Educação Ambiental”, o "SIM” e muitos outros.
Também estiveram presentes o vice-prefeito, Ricardo Faria; o secretário e o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano José de Oliveira e Fábio Barbosa, respectivamente; e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Geraldo Vitor. O Seminário Internacional Indústria Sustentável e Inovação conta com o apoio institucional da Un-Habitat, da Giz Brasil, da PUC-Minas, da ICLEI e do Ministério das Cidades.