A busca pelo aperfeiçoamento técnico do serviço municipal é uma das prioridades da Prefeitura de Contagem, que trabalha todo dia por uma gestão pública mais capacitada e eficiente. Com essa premissa, a Escola de Governo realizou, nesta segunda-feira (10/11), no auditório da Una Contagem, a cerimônia de abertura do I Curso de Formação de Subinspetores da Guarda Municipal de Contagem.
A formação é uma iniciativa viabilizada por meio da parceria entre a Escola de Governo e a Fundação Cefet Minas, e será ministrada ao longo de sete dias, totalizando uma carga horária de 40 horas, divididas em seis módulos, além da avaliação final.
A secretária de Defesa Social, Viviane França, destacou que os bons resultados da Guarda Municipal passam pelos investimentos no setor. “É uma gestão que vem investindo muito na capacitação e os resultados são efetivos em todo o escopo que o sistema único de segurança pede para as guardas civis, que é o patrulhamento cidadão, preventivo e de proximidade com toda a população de Contagem. Essa iniciativa consolida o Plano Municipal de Segurança Pública, atualizado no ano passado, e o plano de comando para planejar, coordenar e integrar todas as ações”, apontou a secretária.
A comandante da Guarda civil de Contagem, Anita de Carvalho, lembrou que o conhecimento adquirido na formação é valioso. “Essa é uma ação que significa um aprimoramento do nível estratégico da Guarda. Ela é uma formação contínua e nós agradecemos muito o esforço da gestão municipal, do Cefet e da Escola de Governo por nos proporcionarem esse momento", pontuou a comandante.
Diante das transformações na legislação e dos desafios cotidianos do poder público, a capacitação dos servidores se mostra fundamental. Dessa forma, a Escola de Governo é uma importante ferramenta para a promoção de uma gestão pública mais ética e eficiente. “Celebramos o compromisso com a formação, a valorização e o aprimoramento profissional de cada servidor. Este é um espaço de aprendizado, de troca de experiências e de construção coletiva de saberes que certamente fortalecerão, neste caso, a atuação da nossa Guarda, reafirmando seu papel de proteger, servir e cuidar da cidade com ética, responsabilidade e respeito”, destacou a diretora da Escola de Governo, Bruna Avelar.









