Na manhã de sábado (20/9), o céu do Eldorado ganhou um colorido especial com a realização do Festival de Pipas, promovido pela Prefeitura de Contagem, no CSU Eldorado. A iniciativa transformou o local em um espaço de convivência, reunindo famílias em torno de uma prática que resgata memórias afetivas e, ao mesmo tempo, promove lazer, aprendizado e conscientização sobre segurança.
O secretário de Esportes e Lazer, Alex Chiodi, destacou a importância de resgatar a tradição de soltar pipas de maneira segura e saudável.
“O festival transmite a mensagem de que o papagaio é uma brincadeira divertida,
mas que não precisa de cerol ou de qualquer material cortante para garantir a diversão.
Hoje pudemos ver famílias inteiras reunidas, adultos se divertindo tanto quanto as crianças,
todos compartilhando momentos de alegria. É um resgate de uma prática significativa,
que une gerações e afasta um pouco as pessoas das telas e dos celulares para viver
experiências coletivas e ao ar livre”.
Alex Chiodi, secretário de Esportes e Lazer
A iniciativa teve o apoio de “Guelas Pipas” e “Ricardo Pipas”, referências em Contagem pela dedicação à arte de empinar papagaios. Com a parceria, centenas de materiais como pipas, rabiolas e linhas não cortantes foram oferecidos gratuitamente ao público, possibilitando que todos participassem da brincadeira. Além da doação, eles compartilharam seu conhecimento com os presentes, demonstrando, na prática, como a confecção e a soltura da pipa podem ser atividades acessíveis, ao mesmo tempo em que promovem a diversão de maneira segura, educativa e responsável.
A programação contou, ainda, com a participação de membros do Programa “Contagem Ativa”, que levou professores para animar o público com música e dança. A Guarda Civil de Contagem também marcou presença, reforçando orientações sobre segurança, enquanto o Shopping Oiapoque Eldorado levou ao CSU seu tradicional trenzinho, que fez a alegria das crianças em passeios pelo espaço e se tornou um dos pontos altos do dia. O festival recebeu, também, as equipes Eldorado Vipers, de hockey, e o Contagem Rollers, de patinação.
Para os pais, o festival representou, também, uma oportunidade de transmitir valores importantes às crianças. A esteticista Carla Fagundes, que acompanhou a filha Mariana, de 11 anos, destacou a relevância da iniciativa. “É maravilhoso ver esse incentivo aqui na cidade. Crescemos ouvindo falar dos perigos do cerol, mas, hoje, minha filha pôde brincar em segurança, com materiais adequados, e ainda aprendeu que a diversão pode ser simples e responsável. Além disso, foi um momento para se desligar das telas e conviver com outras crianças”, destacou.
Entre os participantes, Mariana Fagundes, ficou encantada ao ver sua pipa colorida ganhar o céu. “Eu achei muito legal, porque aprendi a fazer a minha própria pipa e consegui soltar sozinha. Foi divertido ver todo mundo brincando junto e em segurança, parecia uma festa no céu”, contou.
O evento teve, ainda, um espaço de lazer preparado para o público infantil, com brinquedos infláveis, distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce, garantindo diversão completa da criançada. Ao término das atividades, eles tiveram uma surpresa especial, recebendo, gratuitamente, pipas, linhas não cortantes e medalhas como recordação do festival, levando para casa não apenas os brinquedos, mas também a experiência e o aprendizado vivido ao longo da manhã.