Na manhã desta segunda-feira (25/8), a Prefeitura de Contagem lançou o Projeto de ‘Reforço Escolar’, que faz parte do Programa de Incentivo à Permanência e Aprendizagem (PIPA). A proposta é garantir a alfabetização na idade certa de estudantes do 3º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de educação. O reforço escolar acontecerá em 35 escolas e contará com 96 professores de português, matemática e alfabetizadores. Serão 179 turmas com capacidade de atendimento de até 2.411 estudantes em horários flexíveis, conforme a capacidade de atendimento em cada território.
Os estudantes foram selecionados a partir de um diálogo com pedagogos das escolas, avaliações diagnósticas e desempenho dos estudantes, principalmente, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A Prefeitura fará um investimento adicional de R$ 900 mil para garantir a realização do projeto.
A prefeita Marília Campos destacou a iniciativa e a importância do envolvimento dos educadores e das famílias neste projeto. “Escola é lugar de aprender. Teremos novos profissionais, mais recursos financeiros e uma pedagogia para permitir que nossos alunos com dificuldade possam aprender com mais tranquilidade. Por isso, contamos com a participação de toda a comunidade, da escola e das famílias, para abraçar, conosco, esse grande desafio que é transformar a escola em um lugar de aprender e de mais oportunidades. A gente trabalha todos os dias para melhorar nossa educação”, salientou.
O reforço escolar será ofertado a estudantes que não consolidaram os processos de alfabetização e letramento e aqueles com dificuldades nas disciplinas de português e matemática. A adesão às aulas será opcional às famílias que desejarem, mas, para facilitar o acesso ao projeto e ampliar a participação dos estudantes, a Prefeitura trabalha em parceria com as escolas, ajustando os horários de atendimento conforme a realidade de cada território. Também é ofertado aos educadores a prorrogação ou flexibilização de jornada, para que possam realizar os atendimentos.
O secretário de Educação, Lindomar Diamantino, ressaltou os investimentos que a Prefeitura tem feito na área e os benefícios que o reforço escolar trará para toda a comunidade. “O reforço escolar é um direito dos estudantes. Contagem paga um dos melhores salários para professores, ampliou o atendimento na educação infantil, reformou escolas e investe em tecnologia, mas ainda existe esse desafio de melhorar a aprendizagem. Esse projeto traz não apenas o apoio pedagógico, mas tem um impacto social em toda a comunidade”.
Início das aulas
As aulas estão previstas para iniciar nesta quarta-feira (27/8) e tem mobilizado as escolas, que ajudaram a construir o projeto junto com a Secretaria de Educação. Um exemplo desta parceria é a E.M. Albertina Alves do Nascimento, na Ressaca. O diretor da escola, Jeferson dos Santos, reconhece que o reforço é uma necessidade para muitos estudantes. “Eu fiquei bem animado com o projeto, é necessário fazer alguma coisa para atender esses alunos. Quando a gente conversa com professores e pedagogos todos concordam que é preciso fazer algo para o estudante, promover a equidade na escola. Educar é um ato de cuidado e de coragem e é isso que esse projeto representa”, afirmou o diretor.
Também na E.M. Albertina Alves, a professora Letícia Lima acredita no sucesso do reforço escolar e nas estratégias adotadas pelo PIPA para aprimorar a qualidade do ensino em Contagem. “Sabemos a dificuldade que é acompanhar os estudantes individualmente em sala de aula. O projeto ajuda a identificar os estudantes com mais dificuldade e a direcionar o olhar, garantindo a esse estudante o direito básico que é a leitura e a escrita. Acredito no sucesso do PIPA porque destina recursos específicos para alfabetização e letramento, pensa em políticas de permanência do estudante e na formação continuada dos professores”.
Além de dirigentes, professores, pedagogos e equipe de governo, estiveram presentes no lançamento do Projeto ‘Reforço Escolar’, as vereadoras Adriana Souza, Moara Saboia, Carol do Teteco e Tia Keila.
CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos