Nessa terça-feira (19/8), foi celebrado o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua e, para marcar a data, a Prefeitura de Contagem promoveu uma série de atividades voltadas ao acolhimento, escuta e integração social das pessoas em situação de rua.
O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua foi criado em memória ao massacre da praça da Sé, que ocorreu em São Paulo, em 2004, quando sete pessoas em situação de rua foram assassinadas. A data serve, desde então, para simbolizar a resistência, a luta por direitos e a mobilização social.
A ação aconteceu na Comunidade Ele Clama, unidade parceira do município, que atualmente acolhe cerca de 90 pessoas. No evento, também participaram cerca de 30 pessoas em situação de rua, além de acolhidos do Abrigo Bela Vista, Casa de Passagem e Centro Pop.
A prefeita Marília Campos disse ter ficado impressionada com a estrutura do espaço e, durante a apresentação de cartazes feitos pelos moradores em situação de rua, emocionou-se ao reforçar o compromisso de sua gestão com essa política pública:
“Este espaço, que antes estava abandonado, hoje ganha um novo significado.
Foi recuperado e entregue a uma equipe preparada para conduzir as ações de forma adequada.
Estamos apenas no início dessa política, mas é emocionante perceber que já estamos
dando passos importantes para enfrentar o problema da situação de rua”.
Marília Campos, prefeita de Contagem
Cartazes com frases fortes e impactantes foram apresentados pela própria população em situação de rua, criando um momento emocionante. Ao som da música "Enquanto houver sol", dos Titãs, a prefeita Marília Campos se emocionou. E chamou atenção para uma frase em particular: “Estou na rua, não sou ela”.
Kaká Menezes, criador da Comunidade Ele Clama, destacou o objetivo da comunidade terapêutica:
“O objetivo é garantir não apenas o acolhimento, mas também o acesso às políticas públicas
e ao tratamento de saúde, especialmente para pessoas que enfrentam problemas relacionados
ao uso abusivo de álcool e drogas ou outras doenças. O abrigo tem se consolidado
como um espaço de suporte, recuperação e reintegração social, contribuindo
para a construção de novas oportunidades de vida”
Kaká Menezes, criador da Comunidade Ele Clama
Durante a visita, foi ressaltada a importância do trabalho desenvolvido pela Comunidade Terapêutica Ele Clama, em parceria com a rede de assistência social e saúde do município. O abrigo funciona também como um espaço terapêutico, oferecendo uma rotina saudável com cursos, atividades esportivas, práticas de autocuidado e acompanhamento contínuo.
Cartazes com frases fortes e impactantes foram apresentados pela própria população em situação de rua, criando um momento emocionante Fotos: Luci Sallum/PMC
O ex-repórter Guilherme Belloni, que já viveu em situação de rua e está na comunidade Ele Clama há quase dois anos, leu uma carta de agradecimento à prefeita pelo trabalho realizado no município:
“Durante anos, vi de perto como a realidade das ruas é dura, dolorosa e marcada pela exclusão. Ser tratado com dignidade é o primeiro passo para transformar vidas. A senhora mostra que é possível governar com humanidade, oferecendo cuidado e políticas públicas a quem mais precisa. Muito Obrigado.”
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, momentos como esse reforçam o compromisso da Prefeitura de Contagem em assegurar dignidade, cuidado e respeito às pessoas em situação de rua.
Estiveram presentes, também, o vice-prefeito Ricardo Faria; o secretário de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Marius Carvalho; além de subsecretários, superintendentes, representantes regionais e lideranças comunitárias.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos