O estímulo à leitura e à alfabetização é uma prioridade da Prefeitura de Contagem e um dos pilares do Programa de Incentivo à Permanência e Aprendizagem (Pipa), lançado pela Secretaria de Educação (Seduc). Na Escola Municipal Dona Cordelina Silveira Mattos, na Sede, um projeto desenvolvido pelo professor Lucas Alexandre Ruas mistura literatura com o interesse das crianças por brincadeiras.
“No começo do ano, durante as sondagens diagnósticas, notei que as crianças falavam muito sobre brincadeiras. Também senti a necessidade de trabalhar de alguma forma a literatura com elas. Partindo disso, elaborei um projeto de literatura alinhado com o componente de língua portuguesa”, explicou Lucas.
A partir desse diagnóstico, foi selecionada a obra “Terra de Cabinha: Pequeno inventário da vida de meninos e meninas do Cariri”, da escritora Gabriela Romeu, vencedora do prêmio Jabuti de livro didático e paradidático. O livro aborda as vivências das crianças, conhecidas como “cabinhas”, do sertão do Cariri cearense, tendo foco nas brincadeiras, histórias e tradições locais.
Durante as aulas de literatura a turma do 3º ano mergulhou nesse universo da cultura infantil do Cariri cearense. Assim como as “cabinhas” de lá, as crianças da escola puderam vivenciar a cultura e as brincadeiras abordadas no livro com experimentações, conversas, trocas e vivências poéticas.
“Fomos explorando o livro de forma ativa, sempre dialogando sobre cada narrativa que a história nos apresentava ou transpondo as práticas das cabinhas para o contexto das crianças contagenses”, explicou Lucas. “Também percebi que as crianças começaram a se interessar mais pelo mundo da leitura e dos livros, o que trouxe inúmeros benefícios como melhoria da fluência em leitura e do repertório literário delas”, completou o professor.
Legenda: Crianças da E.M. Cordelina Silveira vivenciam brincadeiras típicas do Cariri Fotos: divulgação/Seduc
A grande participação das crianças nas atividades e o envolvimento delas com o projeto foi premiado com um encontro virtual com a autora Gabriela Romeu. No encontro, os estudantes puderam conhecer melhor a autora e suas inspirações, assim como se aprofundar nos pontos do livro que mais gostaram.
Gabriela destacou iniciativas como a do professor Lucas para criar uma comunidade de leitores no Brasil. “É importante ter educadores comprometidos com a leitura e, sobretudo a leitura literária na escola, na sala de aula, criando uma comunidade de leitores e leitoras”.
Escritora Gabriela Romeu em conversa com as crianças da escola Cordelina
Sobre a obra e a interação com as crianças, a autora destacou a experimentação de realidades diversas na perspectiva do universo infantil. “O livro fala da relação das crianças com o seu território, o imaginário cotidiano da infância de um lugar. É um convite a conhecer um pedaço do Brasil pelos olhos das crianças e, depois, levar para a realidade delas, como vivem e brincam as crianças de Contagem. É um livro que permite fazer esse exercício de deslocamento de ir para uma realidade e depois voltar para sua. Foi muito legal receber esse convite e poder conversar com as crianças”, celebrou Gabriela.