A praça Irmã Maria Paula, na região do Petrolândia, ficou pequena para receber o “Arraiá de Contagem”, nesse sábado (19/7). Com música ao vivo, animação, comidas típicas e dança, o evento atraiu dezenas de moradores, que aproveitaram a noite para confraternizar e acompanhar o show do cantor Pedro Rocha, além da apresentação da quadrilha Chapéu de Palha.
O subsecretário de Cultura, Gilvan Rodrigues dos Santos, destacou a importância dos arraiais para ampliar o acesso à cultura e ao entretenimento nas oito regiões da cidade. Segundo ele, esses eventos fortalecem as manifestações populares e incentivam o uso dos espaços públicos para atividades culturais.
“Nosso compromisso vai além da revitalização das praças.
Queremos que esses locais sejam verdadeiros pontos de encontro,
lazer e convivência para toda a população.
Trabalhamos para que cada região viva e valorize a cultura popular”.
Subsecretário de Cultura, Gilvan Rodrigues dos Santos
Com muito ritmo e música boa, o cantor Pedro Rocha animou o público e fez todo mundo dançar - Fotos: Newton de Castro Resende/PMC
A moradora da região, Márcia Andreza de Souza, foi preparada para a festa. Vestida com elementos característicos da época do ano, como xadrez, bota e roupa de couro, ela disse que aguarda com expectativa o período das festas juninas e participa de várias celebrações na cidade.
“Gosto de me arrumar, dançar e saborear as comidas típicas. Mais que isso, acho essencial manter viva essa cultura que atravessa gerações, une as pessoas e representa nossa história”, comentou.
Já Elias Pereira, residente no bairro há mais de 50 anos, também aproveitou a festa e ressaltou a importância de promover ações culturais em diferentes áreas da cidade. Ele contou que essa iniciativa aproxima os moradores e garante momentos de lazer e convivência para a comunidade. “É muito bom ver eventos culturais acontecendo aqui. Precisamos de mais lazer e cultura perto de casa, para que todos participem. Moro no Petrolândia há muito tempo e noto como essas ações transformam o dia a dia das pessoas, reunindo famílias e criando memórias que marcam a vida das pessoas”, afirmou.
Tradição junina
A quadrilha Chapéu de Palha, criada em 2017 por jovens ligados à Igreja Católica do bairro, foi uma das atrações que animaram o público. O grupo mantém viva a cultura popular mineira por meio da dança e da música. Neste ano, apresentou o tema “Poesia e Sertão: um conto de amor nos tempos de São João”, que retrata a história do casal Rosinha e Zeca.
Criada no bairro, a quadrilha Chapéu de Palha encheu a praça de alegria e um colorido especial - Fotos: Newton de Castro Resende/PMC
Uma das integrantes da quadrilha, Maria Eduarda de Souza Pires, destacou o empenho do grupo na preparação para o período junino, que começa meses antes das apresentações. Segundo ela, manter viva a tradição das festas exige organização, ensaios e muita dedicação. Ela também ressaltou a emoção de se apresentar no bairro onde o grupo foi criado, considerando o momento especial por possibilitar o reencontro com familiares, amigos e vizinhos, além de encantar as crianças da comunidade.
"A preparação é longa, começamos a criar as coreografias lá em outubro e ensaiamos desde janeiro. Dançar no Petrolândia é muito importante para nós, porque é nosso bairro. Nos emocionamos muito com o carinho das pessoas. É a terceira vez que nos apresentamos aqui, e cada ano é uma alegria diferente”, explicou.
Fortalecimento de vínculos
O administrador da Regional Petrolândia, Naldo Assis, destacou que a região do Petrolândia é composta por mais de 15 bairros e que eventos como o arraiá são fundamentais para fortalecer a integração dos moradores. Ele reforçou a importância de ocupar os espaços públicos com atividades culturais e de lazer para valorizar a identidade local.
“Nossa região tem muitos bairros e essa iniciativa é uma oportunidade para reunir as pessoas, criar um ambiente saudável e alegre para todas as idades. É gratificante ver as famílias aproveitando juntas, ocupando as praças e reforçando o orgulho de viver aqui”, concluiu.
A festa faz parte da programação da Prefeitura de Contagem e já passou por cinco regiões. As comemorações encerram no próximo fim de semana com eventos nas regiões do Riacho (25/7) e Ressaca (26/7).
Clique aqui e acesse a galeria de fotos.