Com foco no cuidado humanizado e na continuidade do tratamento fora do ambiente hospitalar, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Contagem tem se consolidado como referência nacional, principalmente em relação às Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (Emads) especializadas. O SAD permite maior rotatividade dos leitos dos equipamentos de saúde, dando continuidade à assistência que o paciente precisa em domicílio.
O serviço atende pacientes acamados ou com mobilidade reduzida, que apresentam doenças agudas ou crônicas agudizadas e necessitam de cuidados frequentes. Entre os procedimentos realizados estão: administração de antibióticos intravenosos, curativos especiais, uso de oxigenioterapia, alimentação por dispositivos, suporte nutricional, reabilitação, controle de sintomas, ganho de peso e fototerapia.
Atualmente, o SAD conta com sete Emads: quatro clínicas e três especializadas (pediátrica, ortopédica e de antibioticoterapia), além de três Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAPs), que atuam de forma complementar. As Emads são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais. Já as Emaps contam com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeuta ocupacional e psicólogo.
Segundo a diretora do SAD, Renata Aparecida, a atenção domiciliar tem papel fundamental na recuperação dos pacientes e no apoio às famílias. “O SAD é um serviço que emociona. Além da humanização, levamos profissionalismo para dentro de casa com segurança e continuidade do tratamento necessário”, afirmou.
Atendimento especializado
De janeiro a junho de 2025, o SAD atendeu 282 pacientes pela equipe pediátrica, 331 pela ortopédica, 289 pela antibioticoterapia e 1.142 pacientes pelas Emads clínicas.
A Emad pediátrica, implantada em 2014 e habilitada pelo Ministério da Saúde em 2015, atende de recém-nascidos a crianças até 12 anos. É referência nacional em fototerapia domiciliar para tratamento da icterícia neonatal. Ela realiza, também, acompanhamento para ganho de peso a partir de 1.700 gramas; tratamento com antibiótico de sífilis congênita, permitindo alta precoce e liberação de leitos nas maternidades, atendendo também crianças para transição de cuidados. A atuação da equipe foi compartilhada como boa prática no Webinário de Atenção Domiciliar promovido pelo Ministério da Saúde.
Já a Emad ortopédica tem papel importante na desospitalização de pacientes com fraturas simples. Ela possibilita que esses pacientes aguardem pela cirurgia em casa, liberando leitos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais. São realizadas visitas diárias da equipe até o encaminhamento para realização da cirurgia, quando recebem alta do programa.
A equipe de antibioticoterapia também tem se destacado por seu modelo inovador, que permite a administração de antibióticos em diferentes intervalos: a cada oito, 12 ou 24 horas, algo raro entre os serviços domiciliares do país, já que a maioria realiza a medicação uma vez ao dia. A iniciativa rendeu ao SAD Contagem um prêmio no Seminário Internacional sobre Experiências Inovadoras em Atenção Especializada, promovido pela Feluma em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Humanização e qualidade de vida até o fim da vida
Outro diferencial do SAD de Contagem é a atuação da equipe de cuidados paliativos, que oferece suporte às Emads e aos pacientes e seus familiares em fase avançada de doenças, sem perspectiva de cura. O foco está no alívio da dor e de outros sintomas, além do acolhimento espiritual e psicológico. O acompanhamento segue até os momentos finais da vida e se estende ao período do luto, com atenção dedicada aos familiares.
Segundo a enfermeira Terezinha Regina, que integra a equipe do SAD, esse trabalho tem transformado vidas. “Retirar o paciente do hospital e inseri-lo no convívio familiar, quando possível, é terapêutico. Isso proporciona segurança, conforto e qualidade de vida em um momento tão delicado”, afirmou.
Com equipe qualificada e olhar humano, o SAD de Contagem segue como exemplo para outros municípios, mostrando que é possível aliar gestão e sensibilidade para cuidar de quem mais precisa.