Quem trabalha pela vida entende que o trabalho é todo dia. Por esse motivo, a Prefeitura de Contagem apresenta sua nova identidade visual, mais moderna, institucional e que valoriza a história da cidade. Também lança um novo slogan, que carrega o ritmo e o compromisso de quem faz Contagem acontecer. A proposta foi desenvolvida pela equipe de publicitários e designers da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e traz como principal elemento o brasão oficial do município, símbolo que remete à memória, ao pertencimento e à força do povo contagense.
O objetivo da mudança é padronizar e fortalecer a imagem institucional da Prefeitura, de forma que garanta o reconhecimento, a clareza e a continuidade entre diferentes gestões. E é nesse novo ciclo que surge também o slogan: “Trabalho todo dia”.
“O slogan ‘Trabalho todo dia’ mostra a presença da Prefeitura em cada bairro, em cada entrega, em cada política implementada na vida da cidade. A proposta é reforçar o institucional, com elementos que recuperem a história e, ao mesmo tempo, tragam mais consistência para a comunicação pública”
Secretário de Comunicação, Rodrigo Paiva.
Segundo ele, com a evolução e amadurecimento da gestão, era o momento de adotar uma marca mais sólida e duradoura, conectando tradição e modernidade. “A nova identidade visual parte do brasão, que já é o símbolo oficial da cidade. Isso dialoga bastante com a comunicação institucional, como já é tendência em prefeituras de diversas capitais”, ressaltou Paiva.
Para a nova identidade visual, o brasão de Contagem foi renovado, mas preservando os elementos históricos que contam a trajetória e os valores da cidade. Os cruzados de ouro, por exemplo, representam a origem portuguesa do município e suas raízes culturais. A chaminé, que se destaca no centro da imagem, simboliza a força da indústria que ajudou a construir a história econômica do município. O campo azul com estrelas roxas faz referência à espiritualidade e à proteção de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade, resgatando a tradição de fé do povo contagense. A jabuticabeira remete às origens rurais e valoriza a agricultura e o turismo local. E, por fim, o lema em latim Per Populum Omnis Potestas a Deo, que significa “Todo poder vem de Deus, pelo povo”, reforçando o espírito democrático, coletivo e espiritual que marca o jeito contagense de ser.
Brasão revitalizado com cores mais vibrantes
Além da atualização do brasão, a Prefeitura também passa a adotar um padrão gráfico composto por fragmentos do próprio escudo. O resultado é uma identidade que pode ser aplicada de diferentes maneiras, desde fachadas de prédios públicos a campanhas em redes sociais, muro de escolas, uniformes e materiais impressos.
As novas cores escolhidas surgiram a partir das tonalidades já presentes no brasão, porém com uma proposta mais vibrante. A paleta multicolorida representa a diversidade da população, a modernidade e conexão com as pessoas.
Paleta de cores utilizada na composição do novo brasão
A Secom também destacou a importância de diferenciar o que é institucional, permanente e independente de governos, do que é publicitário, que dura por um período específico, ou é vinculado a campanhas de gestão. Para o subsecretário de Comunicação, Rodrigo Freitas, esse entendimento é essencial para fortalecer a imagem pública da Prefeitura.
“Essa nova marca foi pensada para garantir continuidade entre gestões e consolidar a separação entre o que é oficial e o que é pessoal. Toda aplicação da identidade institucional precisa seguir critérios técnicos, com uso exclusivo em materiais oficiais, sem personalismos”, afirmou.
A orientação é que o brasão, por exemplo, esteja presente em prédios, documentos oficiais, placas de obras públicas e sinalizações institucionais. Já o slogan “Trabalho todo dia” será usado em campanhas publicitárias e ações de divulgação, sempre vinculado a entregas concretas, como asfaltamento de ruas, construção de unidades de saúde ou eventos culturais.
“A nova identidade visual é institucional e exige responsabilidade no uso, mas também no conteúdo.
Não adianta aplicar a marca certa se a gente não comunica o porquê.
Cada núcleo precisa ter clareza do discurso central da sua área e repetir isso com estratégia.
Cultura, por exemplo, não é só evento: é acesso, inclusão, território.
Educação, não é só entregar uma nova escola: é política pública.
A marca veio para unificar, mas quem dá sentido a ela é a narrativa na qual está inserida todos os dias.”
Secretário de Comunicação, Rodrigo Paiva
O superintendente de Publicidade, Marcos Paulo, ressaltou que além da criação conceitual, teve também um cuidado técnico com a construção da nova identidade, para funcionar bem no digital, no impresso, nos murais, nas placas, nos uniformes. “Pensamos em cada detalhe: da escolha das cores, que precisavam ser vibrantes e ter contraste com o cinza urbano, até a forma como os elementos do brasão seriam aplicados nos materiais. Criamos um padrão gráfico que conversa com o brasão, mas que também permite flexibilidade e criatividade, sem perder a referência institucional. É uma marca viva, mas que respeita as regras, e isso faz toda diferença.”
Modelo de incorporação do brasão à marca
A nova marca será implementada gradualmente, respeitando os princípios de economicidade e aproveitando as oportunidades de reformas, construções e novos projetos, e estará presente em materiais institucionais, tanto impressos quanto digitais; na comunicação visual dos prédios públicos; em uniformes, sinalização e documentos oficiais; além de campanhas publicitárias, redes sociais, cartazes, faixas, fôlderes e apresentações. Já o slogan “Trabalho todo dia” aparecerá com mais frequência nos discursos, nas peças de divulgação, nas faixas, matérias jornalísticas, posts em redes sociais.
Aplicação da nova identidade nos nos prédios da administração pública municipal
Trabalho em equipe
A nova marca é fruto de um trabalho coletivo da equipe de comunicação. A proposta foi construída com pesquisa, escuta, visitas e envolvimento direto de toda a equipe, que entende a parte técnica da criação, valorizando o olhar sobre a cidade e o sentimento da população.
De acordo com o superintendente, a comunicação pública também passa pela construção da cidade. “Nossa equipe foi para às ruas, às praças, às obras, aos eventos, escutou as pessoas, entendeu o que representa esse ‘trabalho todo dia’. A nova identidade nasce desse sentimento de pertencimento. E reforça que Contagem, ainda tem muito a fazer, mas que tem saúde, tem educação, tem cultura e tem oportunidade, em todas as regiões, todos os dias”.
O lançamento da nova identidade vem acompanhado de dois manifestos: um institucional, que fala com mais detalhes sobre a ideia e outro poético, que resume, em poucas palavras, a essência da proposta.
Manifesto Poético
Contagem nasce da força do povo.
Do aço das fábricas, do afeto nas praças,
das mãos que cuidam e constroem.
É cidade grande, mas tem alma de casa.
Tem cheiro de feira, gente de boa vontade,
olhos que se reconhecem nas ruas.
A Prefeitura segue esse compasso:
de encontro, escuta, entrega. De fazer acontecer.
E, agora, assume com orgulho o símbolo da sua jornada.
Um brasão que diz: temos história, temos propósito,
temos muito a fazer.
Contagem entra em um novo tempo.
Mais moderno. Mais presente. Mais futuro.
Mas sem esquecer de onde veio,
nem o que a move desde sempre: o trabalho.
Porque aqui, nossa essência
é o legado que queremos deixar.
E trabalho é nossa marca.
Prefeitura de Contagem. Trabalho todo dia.