Somente quem convive com o risco constante de desabamento em sua residência entende a sensação de alívio com os avanços em obras de contenção. Essa é a realidade dos moradores da Vila Riachinho e da rua Frei Tito Frankort, na divisa com o bairro Funcionários. No local, a Prefeitura construiu um grande muro de contenção do talude que ameaçava a segurança de várias famílias e impedia o tráfego local.
“As fortes chuvas em 2021 agravaram os riscos geológicos dessa área e a situação ficou muito delicada, pois o barranco cedeu, a rua foi interditada, e a vida das pessoas ficou em risco. Fizemos uma grande obra de contenção, com instalação de cortinas atirantadas, guarda-corpo, passeio e a pavimentação da via. Agora estamos finalizando a última etapa, com a construção de um novo muro na parte inferior, garantindo ainda mais estabilidade e tranquilidade para todos”, afirmou a prefeita Marília Campos.
A prefeita ainda destacou a importância da participação popular nas decisões sobre as obras que são mais importantes para cada região. “Essa obra é fruto do diálogo com a comunidade, que se tornou realidade por meio de um grande esforço técnico e financeiro da Prefeitura. Foram investidos mais de R$ 690 mil, contando hoje com mais de 80% da intervenção concluída. O que era abandono agora é proteção e mobilidade”, reforçou.
Vânia Maria de Souza, que faz parte do Conselho Municipal de Saúde de Contagem e mora na rua Frei Tito Frankort há mais de 40 anos, comemorou a conclusão da parte mais importante da obra, que é o muro de contenção. “Essa era uma luta antiga dos moradores, que conseguimos com a mobilização das pessoas e o empenho do Conselho Regional Sede. Hoje a realidade é outra com essa obra aqui, pois existia um sério risco de queda, principalmente com as crianças transitando na rua, que chegou a ficar interditada”, lembrou.
Para Maria Neiva da Silva, que mora no local há mais de 14 anos e pôde acompanhar o talude desmoronando antes das obras, tudo está muito melhor agora. “Chegou a desabar um pedaço muito grande da rua, muita terra desceu e quase caiu em cima das casas, além do barro que tinha para todo lado com as chuvas. Essa obra foi muito bem feita e agora a gente não precisa mais ter medo, porque está mais seguro, mais tranquilo morar aqui”, comemorou.
Também participaram da visita o presidente da Transcon, Rodrigo Tomaz; o secretário de Obras, Rômulo Perilli e o administrador da região da Sede, Gil Martins.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.