Para oferecer educação de qualidade, a Prefeitura estimula a participação dos estudantes no processo de construção da identidade cultural e artística. Dessa forma, a Secretaria de Educação (Seduc) promoveu oficinas de fotografia com estudantes da rede municipal de educação repleta de aprendizados técnicos e conceituais. A atividade denominada “As mulheres que fazem a escola” permitiu que os alunos valorizassem, por meio das fotos, as personagens femininas do ambiente escolar.
O projeto foi realizado entre os estudantes do ensino fundamental das escolas municipais Jenny de Andrade, na regional Industrial, Domingos José Diniz Costa Belém, na Sede, e Giovanini Chiodi, em Vargem das Flores. Foram mais de 60 participantes e, em cada escola, houve dois encontros repletos de aprendizados. A vice-diretora da E.M. Giovanini Chiodi destacou a eficiência da atividade na escola. “Foi um projeto ímpar que acrescentou muito para os estudantes. Eles adoraram e até perguntaram quando vai ter outra oficina”, afirmou.
Durante a atividade, os estudantes participaram de roda de conversa sobre assuntos relacionados ao tema, fotografia, as personagens e a produção. Após isso, foi realizada a atividade prática de fotos em que eles escolheram as mulheres da escola que iriam fotografar, tiraram as fotos e personalizaram as imagens. Ao finalizarem a atividade, conversaram sobre as suas experiências durante a produção. A culminância do projeto ocorreu com a montagem das exposições, instaladas nas próprias unidades.
A atividade ajudou a construir uma nova perspectiva do ambiente escolar e das mulheres inseridas nele.
Foto: Bárbara Francisco
As estudantes Alice Vitória e Nataly Emanuele, da E.M. Giovanini Chiodi, do 4° e 5 ° ano, respectivamente, comentaram sobre a experiência de fazer fotos das professoras. ‘’Gostei de tirar fotos dos professores. Elas colaboraram muito com a nossa atividade’’, revelou Nataly. “Amei a oficina, quero participar mais vezes porque foi muito legal”, acrescentou Alice.
As mulheres que fazem a escola
O objetivo da oficina foi introduzir, para os estudantes, noções básicas de fotografia e memória, permitindo a identificação da relação entre os dois conceitos com a aplicação durante a captura de imagens de mulheres no contexto escolar, incentivando a reflexão sobre a importância delas na educação. A atividade foi promovida pela Secretaria de Educação, por meio do Centro de Memória da Educação.